O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros, participou na tarde dessa quinta-feira (02) da posse da nova diretoria executiva do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). A solenidade foi realizada durante o VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que está ocorrendo em em Salvador (BA).
Foram empossados o presidente do CNTPC, conselheiro Luiz Antônio Guaraná (TCM-RJ); o vice-presidente, conselheiro Rodrigo Flávio Freire Farias Chamoun (TCE-ES), e o secretário-geral, conselheiro Michel Houat Harb (TCE-AP). Para Kennedy Barros, o CNPTC tem uma importância muito grande para o sistema de controle externo brasileiro, “porque ele consegue mobilizar todos os Tribunais de Contas na busca de entendimentos e de procedimentos. O movimento que está sendo feito por todos os TCs no sentido de estarem todos no mesmo patamar de excelência, é impulsionado pelo CNPTC. Uma vez reunido para a discussão do que está sendo feito, ele dissemina, cada qual em seu Tribunal, as diretrizes básicas que visam ao aprimoramento do controle externo brasileiro”, acentuou.
Após a leitura regimental de transmissão de cargo, o novo presidente do Conselho levou uma mensagem aos presidentes de TCs, servidores e assessores presentes. “As instituições são formadas de pessoas e visam à minimização dos erros e à maximização dos acertos. O nosso sistema está em permanente construção. A nossa missão envolve muito poder. Portanto, estaremos sendo sempre atacados e contrariados pelo crescimento do nosso poder. Precisaremos estar atentos o tempo todo. E, nesse sentido, precisamos da colaboração de todos desse sistema, que é extremamente qualificado”, disse Luiz Antônio Guaraná.
Com informações e fotos do TCE-BA.