Conselheiros do TCE-PI tomam posse na Atricon e IRB

, em Destaques

alt

Dois conselheiros piauienses tomaram posse nas diretorias da Associação de Membros dos Tribunais de Contas-Atricon e do Instituto Rui Barbosa na tarde  da última quinta-feira (03), no Tribunal de Contas da União em Brasília. A Conselheira Lílian Martins tomou posse no Conselho Fiscal do Instituto Rui Barbosa e o Conselheiro Substituto Jaylson Campelo na Diretoria de Controle Externo da Atricon, para o biênio 2016-2017. O presidente do TCE-PI, Conselheiro Luciano Nunes e o Conselheiro Kléber Eulálio prestigiaram o evento.

Na mesma solenidade tomaram posse os Conselheiros Valdecir Pascoal (TCE-PE), na Presidência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); o Conselheiro Sebastião Helvécio (TCE-MG), na presidência do Instituto Rui Barbosa; o Conselheiro Thiers Montebello (TCM-RJ), que assumiu o comando da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e o Ministro-Substituto do TCU, Marcos Bemquerer, que responderá pela Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

Em seu discurso, o presidente reempossado da Atricon, Valdecir Pascoal, enfatizou os avanços alcançados nos últimos anos e destacou a necessidade de explicar mais e melhor para a sociedade o papel dos Tribunais de Contas. “As auditorias técnicas, baseadas em metodologia internacional e lastreadas em matrizes de risco e relevância, realizadas diuturnamente pelo seu qualificado e independente corpo de auditores, aliadas ao controle preventivo e ao julgamento das contas, constituem vigorosos instrumentos de controle”.

As novas diretorias foram eleitas no XXVIII Congresso dos TC’s que se realizou no Recife no final do ano passado. 

alt