Instituída pela resolução nº 05 de 21 de março de 2011, a Unidade de Controladoria Interna (UCI) é a pauta da matéria desta sexta-feira (28), da série “Conheça o TCE”. Visando à boa administração interna, a UCI assegura a observância dos princípios constitucionais em defesa do erário, bem como a legalidade, a economicidade, a eficiência, a eficácia e a efetividade na aplicação dos recursos públicos.
Por meio de pareceres, a UCI analisa as seguintes categorias: suprimento de fundos, diárias de membros e servidores, folha de pagamento, relatório de gestão fiscal, pagamento de terceirizados, ordem cronológica de pagamentos, prestação de contas do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e do Fundo de Modernização do Tribunal de Contas (FMDS), aposentadoria e auditoria interna.
Em média, cada processo leva de um dia a dois para ser concluído. De janeiro a outubro deste ano foram 287 pareceres concluídos pela UCI, entre acompanhamento, levantamento, inspeção e auditoria nos sistemas administrativo, contábil, financeiro, patrimonial e operacional do TCE Piauí.
O chefe de gabinete da UCI, Francisco Braz, pontua a importância do controle interno para o Tribunal e para a sociedade. “Em especial para a sociedade, o controle interno é importante porque ele dá segurança nos dados, uma vez que analisamos o orçamento, a prestação de contas e objetivamos a transparência do Tribunal. O controle interno garante que o Tribunal esteja adequado às normas e cumpra metas”, conclui.
Francisco Braz, chefe de gabinete da Unidade de Controladoria Interna (UCI)
Capacitação
Em maio deste ano, a UCI forneceu aos jurisdicionados da Corte de Contas piauiense o curso introdutório sobre as Inovações no Sistema de Controle Interno (SCI). Ministrado pelo consultor especialista em Controle Interno nas Organizações Públicas, José Osvaldo Glock, o curso teve como objetivo integrar todos os setores do Tribunal às novas rotinas do controle interno e aperfeiçoamento de práticas de sistema.
Desenvolvimento sustentável
Acompanhando o processo de modernização e agenda sustentável, a Unidade de Controladoria Interna sistematizou todas as suas atividades. Agora, todos os processos e pareceres são eletrônicos, dispensando o uso de papel.
De olho no futuro
Em busca do melhor desempenho, a UCI desenvolveu o Plano Anual de Atividades da Unidade de Controladoria Interna (PAACI) para o ano de 2023, que visa organizar e nortear as prioridades do setor, dimensionando o tempo, os recursos humanos e materiais necessários ao desempenho das atividades que serão realizadas. O plano adota metodologia baseada em risco, em consonância com as normas de auditoria nacionais e internacionais e as boas práticas de governança pública. Em breve, o plano será publicado.
Servidores da UCI em atividade
Desafios
A UCI tem como desafios implantar a gestão de risco no planejamento das atividades e instituir rotinas de procedimento de controle interno em cada setor, bem como, integralizar os departamentos das práticas do controle interno.
Histórico de gestões da UCI
Atualmente, a UCI tem como controlador interno a Conselheira Flora Izabel. Abaixo, confira o histórico de gestões.