Crise ética e moral exige gestores preparados, diz presidente do TCE-PI

, em Destaques, Notícias

Conselheiro Olavo Rebelo em entrevista à TV Picos: preocupação com crise ética e moral que o país atravessa

 

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Olavo Rebelo, disse no IV Seminário Para Novos Gestores e Ouvidoria Itinerante em Picos (310 quilômetros ao sul de Teresina), que a crise moral e ética que o país vive exige dos gestores maior preocupação com a qualificação de suas equipes e com a eficiência da gestão pública. Para ele, o preparo técnico dos gestores é a saída para superar deficiências e desconhecimento em administração, que podem levar a desvios e à má gestão.

“O país vive um momento muito grave de crise ética e moral, com efeitos sobre a gestão pública e privada, e sobre toda a sociedade. Em um momento como este, gestores qualificados e preparados têm mais condições de administrar melhor, passar mais confiança e fazer mais por sua comunidade”, afirmou ele. “Para isso, é preciso investir em cursos e eventos que levem conhecimento aos gestores e suas equipes. É o que estamos fazendo por meio dos seminários”, completou.

O IV Seminário Para Novos Gestores e Ouvidoria Itinerante foi realizado em Picos de 30 de abril a 1º de março. O evento objetiva qualificar prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e servidores municipais sobre gestão pública, além de orientar representantes de entidades comunitárias sobre formas de contribuir com a fiscalização das ações dos gestores. Olavo Rebelo informou que o TCE-PI vai realizar os seminários em todos os municípios-polo do Piauí – o primeiro foi realizado em Parnaíba, em fevereiro, e o próximo será em Corrente, no início de abril.

Em Picos, além da abertura do seminário e da participação em palestras, Olavo Rebelo deu entrevistas a emissoras de rádio e TV e a portais de notícias. Em todas elas, alertou os gestores para a importância da participação deles e de suas equipes nos eventos do TCE-PI.   “Nós, do TCE-PI, estamos levando palestras e minicursos a todo o Piauí para qualificar os prefeitos e outros gestores, orientá-los a administrar de forma correta e a fazer mais por suas comunidades”, disse. “Mas é preciso que os prefeitos e gestores participem, busquem aprender mais para fazer melhor”.