Nos dias 03 e 04 de setembro, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), promoveu o Curso de Comunicação Inclusiva, ministrado por Iraildon Mota. A capacitação contou com a participação de Marcia Gomes e Camila Hanna, e foi realizada na salas 01 e 02 da EGC, com o objetivo de sensibilizar e capacitar os servidores do tribunal para uma comunicação mais inclusiva e acessível.
A abertura do evento ficou por conta da diretora-executiva da EGC, Valéria Leal, que deu as boas-vindas aos participantes, reforçando a relevância da inclusão no ambiente de trabalho. A Conselheira Rejane Dias também participou da abertura e destacou a importância desse tipo de capacitação para os servidores da casa, além de enfatizar o papel do Comitê Local de Acessibilidade e Inclusão dentro da corte de contas.
Iraildon Mota, responsável por conduzir o curso, ressaltou em sua fala a importância dessa capacitação para a sociedade, destacando que a comunicação inclusiva vai além de técnicas e ferramentas, sendo essencial para garantir o respeito e a dignidade das pessoas com deficiência. “É fundamental entendermos a importância de uma comunicação acessível e como ela impacta diretamente na inclusão social de todos”, afirmou.
Durante os dois dias de curso, os participantes foram envolvidos em dinâmicas e tiveram acesso a conteúdos programáticos como Fundamentos da Comunicação Inclusiva, Audiodescrição: a arte de descrever o invisível, Acessibilidade Legal e Normativa, Tecnologias Assistivas e Comunicação Digital, e Estratégias e Boas Práticas. Além disso, foram apresentadas experiências reais vivenciadas por pessoas com deficiência, enriquecendo o aprendizado.
Para Elayne Pereira, servidora da corte e participante do evento, o curso foi um marco na compreensão sobre as necessidades das pessoas com deficiência. “O curso oferecido foi fundamental para ampliar minha compreensão sobre as necessidades das pessoas com deficiência. A partir dele, aprendi a importância de oferecer um atendimento respeitoso e humanizado. Esse é um passo importante na construção de um ambiente institucional mais inclusivo, celebrando a diversidade e promovendo a acessibilidade para todos”.
A capacitação foi uma realização conjunta do TCE-PI, EGC, Programa SER TCE, Comitê Local de Acessibilidade e Inclusão, Comradio e Projeto Mulheres de Visão, reforçando o compromisso da corte de contas com a inclusão e acessibilidade.