Ser líder pode ser considerado um talento nato ou uma habilidade construída, no entanto o desafio é sempre o mesmo: gerir pessoas em busca de um objetivo. Visando a otimização de gestão e de resultados, foi ministrado no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) o curso “Líder Coach e Gestão para Resultados”. O treinamento realizado pela Cozex junto a Sociedade Brasileira de Coaching teve início nesta segunda-feira (5) se encerra na tarde de hoje (7).
Participaram líderes do TCE-PI que durante três dias aprenderam técnicas e estratégias de gestão, como explica Lília Barbosa, diretora da Cozex. “Nós falamos sobre liderança, comportamentos que comprovadamente geram alto desempenho. Técnicas e ferramentas para que esses líderes possam aumentar o engajamento e atingimento de metas de seus liderados.”
O Coaching é um método que vem se popularizando e o nome da prática tem origem do inglês, já que a palavra coach define o treinador de uma equipe esportiva. Aos poucos, o termo passou a ser usado nos Estados Unidos para denominar orientadores do setor corporativo e também tutores de “pessoas físicas” em busca de metas pessoais ou profissionais.
Para Paulo Neves, chefe de divisão da IV DFAM e também coach, usar as técnicas de coaching no dia a dia e o treinamento de gestão são ferramentas de suma importância para alavancar os resultados dentro do TCE e melhorar de maneira consistente o relacionamento entre líderes e liderados.
“No Tribunal cada setor tem metas para cumprir e seus desafios a superar. Por exemplo, existem as equipes de auditoria que fiscalizam, analisam denúncias, fazem relatórios e são lideradas por chefes de divisão que são responsáveis pelos resultados de tais relatórios. Para alcançar as metas, é necessária uma preparação além do conhecimento técnico. O que o programa Líder Coach e Gestão para Resultados está fazendo é justamente preparar os líderes de equipe para que eles possam extrair o melhor de suas equipes e atingir suas metas” afirma Paulo.
No entanto, o aprendizado do curso não se limita a carreira profissional. Segundo Lília Barbosa, podemos aplicar as estratégias de liderança na vida pessoal. “A liderança é um exercício de influência, e essa influência existe tanto no ambiente empresarial, que aumenta o seus resultados, o engajamento e atingimento de metas como também muda a forma que você vai liderar sua própria vida, a maneira de influenciar sua família e seu meio social”.
Silvana Castro, chefe de gabinete, ressalta o aproveitamento do conteúdo aprendido na vida pessoal. “No curso realizamos um questionário para traçar nosso perfil pessoal e conhecer os potenciais assim como as fraquezas. Com esse diagnóstico é possível visar melhorias e aprender a lidar com as situações da vida da melhor maneira”.