O encerramento da II Conferência Diálogos com o Futuro, evento que marcou as comemorações dos 125 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), foi um sucesso de participação e troca de conhecimentos. Durante cinco dias, especialistas e autoridades discutiram temas cruciais para o aprimoramento das práticas de controle e fiscalização, compartilhando experiências e novas abordagens.
Na manhã desta sexta-feira (30), duas palestras fecharam a programação. A primeira delas, intitulada “Licitações e Contratos – Controle, Improbidade e Preços”, foi ministrada pelo professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, um dos maiores especialistas na área.
Jacoby Fernandes destacou o papel do TCE-PI em promover debates que impulsionam a evolução da doutrina jurídica. Ele elogiou a abertura da instituição para discussões que buscam melhorar a gestão pública e citou as palavras do Ministro Carlos Veloso, que reconheceu os Tribunais de Contas como “casas de esperança” para a sociedade.
“A palavra de ordem para os Tribunais de Contas é controle das políticas públicas. É seu papel garantir que os recursos destinados à saúde, à educação e a outros serviços básicos sejam aplicados com eficácia. As Cortes de Contas estão cada vez mais alinhadas aos anseios da sociedade por serviços de qualidade”, afirmou Jacoby, reforçando a importância do papel fiscalizador desses órgãos. O procurador do Ministério Público de Contas do Piauí atuou como mediador desta mesa. Na ocasião, o Profesor Jacoby foi agraciado com a Medalha Colar do Mérito Jesualdo Cavalcante.
A segunda palestra foi conduzida pelo professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, que abordou o tema “Racismo Estrutural e a Atuação do Controle Externo em Busca da Igualdade Racial”. Vicente trouxe importantes reflexões sobre a participação da população negra em cargos políticos e públicos, além de discutir a relação entre o Estado democrático de direito e a exclusão racial. Sua fala destacou o papel fundamental dos Tribunais de Contas em contribuir e fiscalizar políticas públicas que promovam a igualdade racial no Brasil. A conselheira Flora Izabel mediou a discussão e enumerou trabalhos produzidos pelo TCE-PI para o desenvolvimento de igualdade racial.
Celebração
No encerramento do evento, o presidente do TCE-PI, Kennedy Barros, agradeceu à equipe organizadora pela realização da conferência e fez o convite aos presentes para a III edição em 2025. Ele também destacou a importância dos eventos nacionais e pelo interior do Estado que estão sendo realizados pelo TCE-PI ao longo de 2024, como espaços de discussão e troca de conhecimentos. “Agradeço aos membros, servidores, palestrantes e ao público participante que contribuiu para o sucesso deste brilhante evento”, disse Barros.
Para finalizar a II Conferência Diálogos com o Futuro, a Orquestra Sanfônica de Teresina fez uma apresentação que animou e encantou o público. Em seguida, todos cantaram os parabéns em comemoração aos 125 anos do TCE-PI, seguido do corte de um bolo comemorativo, marcando o encerramento de um evento marcante para todos os presentes.
Clique aqui para ter acesso as fotos do evento.