A diretora-executiva da Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), auditora Valéria Leal, é a mais nova doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), através de parceria de cooperação técnica entre a instituição de ensino e a Corte de Contas piauiense.
Ela defendeu sua tese de Doutorado em Educação na última quinta-feira (19). O tema de sua pesquisa, “Políticas Públicas e Formação de Professores: contribuição dos recursos do FUNDEB para os municípios piauienses (2014-2023)”, recebeu elogios da banca examinadora, que recomendou a publicação em livro e periódicos.
A tese apresenta os resultados de pesquisa sobre políticas públicas de formação de professores executada nos municípios piauienses com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). A pesquisa teve como objetivo geral analisar como essas políticas públicas contribuem para a melhoria da educação básica nos municípios piauienses.
Banca Examinadora
A banca examinadora foi composta pela Profª. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura – UFPI/PPGEd (Orientadora/Presidente); Profª. Dra. Antônia Dalva França Carvalho – PPGEd/UFPI (Examinadora Interna); Prof. Dr. Luis Carlos Sales – PPGEd/UFPI (Examinador Interno); Prof. Dr. António Gomes Alves Ferreira – FPCE/UC/Portugal (Examinador Externo); Prof. Dr. Cláudio Pinto Nunes – PPGE/UESB (Examinador Externo); e Prof. Dr. Domingos Leite Lima Filho – UTFPR (Examinador Externo).
Valéria Leal fez a nova pós-graduação como aluna do Curso de Doutorado em Educação oferecido por meio do Convênio de Cooperação Técnica TCE/UFPI/FADEX/ nº 01/2020. Ela é mestra em Administração e Ciências Contábeis, auditora de Controle Externo do TCE-PI e professora assistente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).