• “Discriminação Sexual, Religiosa e Racial” é tema do último Sextas sem Conta do ano

    Com o tema “Discriminação Sexual, Religiosa e Racial”, o último Sextas sem Conta do ano foi realizado na manhã desta sexta-feira (24) no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), e contou com a participação de servidores e sociedade civil. O evento trouxe palestrantes que falaram sobre as várias formas de discriminação ainda existentes na sociedade.

    “Fiquei muito feliz com o convite para dialogar com servidores e servidoras do Tribunal de Contas do Estado. Ter o diálogo para pensar ações e enfrentamento a  LGBTfobia no estado é de extrema importância. Esperamos que a partir de agora o TCE tenha ações mais afirmativas, dentro obviamente, do seu espectro de atuação para fazer as políticas LGBTQIAPN+ acontecerem”, destacou a advogada  que também faz parte do Grupo Matizes, Marinalva Santana.

    O coordenador do projeto, Bernardo Sá ressalta a importância de debater sobre o tema no ambiente da Corte de Contas Piauiense. “Hoje falamos sobre essas discriminações evidentes em todo âmbito da sociedade. Que possamos tirar proveito de tudo que foi dito aqui, especialmente que não podemos nos silenciar quando esse tipo de situação acontece. Falar sobre isso é uma necessidade”, destacou.

    O evento teve como expositores a advogada, que também faz parte do Grupo Matizes, Marinalva Santana; o antropólogo e o sociólogo da UESPI,  Antônio Bispo; advogada e ialorixá, Cármen Ribeiro e coordenador de Politica Publicas Comunidades Quilombolas da SASC, Marcos Vinicius Ferreira.

    “Eu sou mãe no terreiro e aí me sinto honrado em ter sido convidado para essa palestra para falar sobre racismo religioso, que infelizmente ainda temos que lidar com ele de uma maneira, bem mais contundente”, frisou a advogada e ialorixá, Cármen Ribeiro.

    O projeto Sextas sem Conta é desenvolvido pela Escola de Gestão e Controle (EGC) com o objetivo de promover a interação entre servidores dos mais diversos setores do Tribunal e a comunidade piauiense, através da arte, da poesia, da cultura e de discussões sobre assuntos variados e relevantes socialmente.