Promovido por uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e a Associação Piauiense de Municípios (APPM), aconteceu na manhã desta terça-feira (14) o I Encontro Técnico Municipalista, que debateu sobre folha de pagamento e transparência pública.
Destinado aos gestores da administração pública, o momento contou com a presença de 350 participantes, entre prefeitos, secretários e assessores de municípios piauienses. A vice-presidente do TCE-PI, conselheira Waltânia Alvarenga, abriu o encontro destacando a importância do evento, bem como, das pautas em discussão no que tange à contribuição para o aprimoramento e eficiência na gestão pública.
Conselheira Waltânia Alvarenga, durante a abertura oficial do Encontro
O presidente da APPM, Toninho de Caridade, falou sobre a importância da parceria para realização do evento. Ainda na oportunidade, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Márcio Vasconcelos, que também esteve presente, enfatizou questões inerentes às despesas públicas.
Os auditores de Controle Externo do TCE-PI, Inaldo Oliveira, Dayanna Ribeiro e Tércio Rabelo apresentaram os painéis “Folhas de pagamento: contexto geral, ocorrências e boas práticas” e “Transparência Pública: Contexto atual, aprimoramento e abertura de dados”. Durante a exposição, pontuaram sobre a acumulação de cargos públicos, transparência, governança e gestão.
Sobre o Encontro, um dos participantes, o secretário de Governo de Bom Jesus do Piauí, Joabes Campos, disse que é uma oportunidade de aprender mais sobre os processos legais na gestão pública. “Aprender para trabalhar corretamente. Na prática, você operacionaliza as coisas dentro da legalidade, ou seja, aprendendo sobre a execução da folha, os princípios legais que regem a folha de pagamento. Então, isso é de suma importância para todo o município e todos os gestores, de todo o Piauí,” pontuou.