O primeiro lote da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi entregue nesta terça-feira (5) ao presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros, pelo diretor geral do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Marcelo Mascarenhas. São 214 documentos expedidos para os membros e servidores do TCE no posto de emissão gratuita instalado na Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC).
A parceria vai continuar até quinta-feira, dia 7. Os familiares dos servidores também estão sendo atendidos. “Essa parceria é um gesto muito generoso da Secretaria de Segurança Pública, através do Instituto de Identificação que, além de facilitar a vida dos servidores, serve de estímulo para que a sociedade tenha a consciência da necessidade de obtenção do documento”, disse Kennedy Barros.
“Para nós do Instituto de Identificação é muito importante esse contato com as entidades e órgãos públicos possibilitando aos seus servidores a atualização da sua Identidade Nacional. É importante duplamente. Primeiro porque reforça a necessidade das pessoas renovarem seu documento. Segundo porque facilita, pois o servidor não precisa se deslocar, sair do seu lugar de trabalho”, afirmou Marcelo Mascarenhas.
O Instituto de Identificação, além do TCE, já fez a mesma parceria com a Secretaria de Administração, com a Secretaria de Justiça, com a ADH, com o Conselho Regional de Medicina e hoje está iniciando no Sebrae.
A nova Carteira de Identidade Nacional abriga digitalmente os seguintes documentos: Certidão de Nascimento/Casamento, CPF, NIT/PIS/Pasep, CNH, título de eleitor, tipo sanguíneo, carteira profissional, certificado de reservista (se homem), cartão do SUS e laudo médico (para pessoas com deficiência). Participaram da entrega os gerentes setoriais do Instituto de Identificação Antonio Neto e Lívia Queiroz e a assessora Sara de Sá.