O quadro “O TCE é da Sua Conta” desta terça-feira (03), apresentou ao público como funciona a fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Piauí em testes seletivos e concursos públicos. A chefe da Seção de Admissão de Pessoal, Carolline Leite, explicou que é uma das atribuições da instituição analisar a regularidade dos atos de admissão do serviço público e para isso fiscaliza a realização de testes seletivos e concursos públicos nos municípios e Estado.
“É feita a análise da documentação enviada pela Administração através do RH WEB e caso, sejam encontradas falhas, o gestor é notificado para que possa corrigi-las no curso do processo, para evitar que esse procedimento seja concluído com falhas”, esclareceu.
O TCE-PI pode determinar a retificação de edital, inclusão de reserva de vagas para deficientes, correção de prazos, e em casos mais graves suspender o certame até que a falha seja corrigida.
Caroline destacou a importância da participação da sociedade neste controle. “No sistema RH WEB o cidadão pode enviar informações sobre possíveis irregularidades para análise da unidade técnica. O sistema reúne as informações de editais, vagas ofertadas, remunerações, classificados e está na página do TCE-PI”.
Confira a entrevista completa.