O analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União, Paulo Roberto de Araújo, abriu a programação de hoje (6) do Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. O curso acontece no Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
A palestra “Fraude à Licitação” proporcionou aos participantes conhecer como a fraude acontece, as condições que a favorecem, o perfil da fraude e quais ambientes propiciam que ela aconteça. Para Paulo Roberto de Araújo, a fraude é como um vírus. “O fraudador vai se transformando, progredindo, achando sempre novas formas de fraudar e nós, fiscalizadores, temos que evoluir também para tentar diminuir os desvios”, explicou.
No Brasil, as licitações são regidas pela Lei 8.666, de 21 de junho de 1993. De acordo com o analista, a lei está ultrapassada e precisa ser adequada para a nova realidade do país.
Durante o curso, o coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica da Informação, José Inaldo, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos órgãos fiscalizadores. “Nossa responsabilidade é vigiar, é fiscalizar, nós somos o Estado. No período eleitoral devemos ficar mais atentos e vigilantes”, frisou.