O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) homenageou 15 personalidades nesta terça-feira (30), durante as comemorações dos 117 anos de sua criação e instalação. A homenagem ocorreu em sessão solene no auditório do órgão, presidida pelo conselheiro presidente Luciano Nunes. O governador Wellington Dias e representantes do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público, dentre outros órgãos, estiveram presentes.
Na solenidade, foram homenageados os conselheiros aposentados Sabino Paulo e José Silva; os desembargadores Hilo de Almeida Sousa, Joaquim Dias de Santana Filho, Nildomar Silveira e Raimundo Eufrásio Alves Filho, do Tribunal de Justiça do Piauí; a secretária estadual de Educação, Rejane Dias, o deputado estadual Robert Rios Magalhães, os jornalistas Joel Silva e Bartolomeu Almeida, os auditores de controle externo Alex Sertão e Ricardo Almeida, do TCE-PI; o promotor de Justiça Glécio Setúbal, a artista plástica Kalina Rameiro e o auditor fiscal Raimundo Neto de Carvalho.
Ao falar em nome dos agraciados, Nildonar Silveira destacou a importância da medalha e disse que o TCE-PI completa mais um ano de serviços essenciais para a construção da cidadania e da transparência na gestão pública. O presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes, disse que a escolha dos homenageados foi feita como uma forma de agradecimento e reconhecimento à contribuição ao Tribunal e ao fortalecimento da causa do controle externo.
Cada um dos homenageados foi chamado para receber a medalha com a saudação da dupla de repentistas Jotinha e Jotão, num espetáculo que arrancou aplausos de todos os presentes. O Tribunal de Contas do Estado do Piauí é o mais antigo dos Tribunais de Contas do país. Foi criado e instalado em 1893, no governo de Coriolano de Carvalho e Silva, e extinto com a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder, sendo recriado por força do decreto-lei nº 1.200, de 24 de maio de 1946.