Cinco dias de palestras, painéis e debates com as mais importantes autoridades brasileiras das áreas de controle externo, gestão pública, economia, direito e cidadania vão marcar as comemorações dos 124 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, no período de 21 a 25 deste mês, no auditório do TCE-PI. Será a 1ª Conferência “Diálogos com o Futuro”, exatamente porque pretende reunir profissionais, estudantes e administradores em um ciclo de discussões das mais pertinentes para a sociedade.
As inscrições podem ser feitas por conferência ou por dia de palestras, com direito a certificado.
Na segunda-feira, dia 21, logo após a solenidade de abertura feita pelo presidente do TCE Piauí, conselheiro Kennedy Barros, às 8 horas, vai acontecer a conferência “Democracia e Legitimidade”, apresentada pelo diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Celso Campilongo. Às 10 horas o advogado Marcus Vinicius Furtado Coelho, ex-presidente nacional da OAB, vai apresentar o painel “Jurisdição Constitucional e Estado de Direito”. Às 11h30 será outorgado a várias personalidades “O Colar do Mérito do TCE Piauí”.
Na terça-feira, dia 22, a partir das 8h30, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Fortaleza, João Marcos Maia falará sobre “Transformação Digital”. Às 10h o ex-governador e ex-ministro da República Hugo Napoleão do Rego Neto vai apresentar o painel “Soberania Nacional e Relações Internacionais”.
No dia 23, quarta-feira, às 8h30, o cientista político e escritor Alberto Carlos Almeida apresentará o painel “A Cabeça do Brasileiro: passado, presente e futuro”. Às 10h o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), João Paulo Souchair, falará sobre “Crime organizado e licitações”, seguido pelo conselheiro argentino do Associação das Entidades Fiscalizadoras do Mercosul (Asur), Sérgio Tomás Oste, falar sobre “O sistema de controle externo da República Argentina e a parceria com a Asur”.
No quarto dia do evento, a quinta-feira, às 8h30, o conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo, Antonio Roque Citadini, e o jornalista José Nêumanne Pinto vão apresentar o painel “O valor da democracia; de Rui Barbosa à Carta de 2022”. Depois, às 10h a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, vai falar no painel “FNDE e a qualidade do gasto em educação”. Encerrando os painéis desta manhã o economista Felipe Salto falará sobre “Arcabouço fiscal e equilíbrio macroeconômico”.
No dia 25, às 9h, o governador Rafael Fonteles e os economistas Marcos Lisboa e Zeina Latif vão falar sobre “Reforma tributária”.
Confira a programação completa.