A abertura da II Conferência Diálogos com o Futuro abordou discussões relevantes para a área do controle externo e gestão pública. A Conferência teve início nesta segunda-feira (26) com a presença de palestrantes de destaque nacional e um público ávido por conhecimento.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Kennedy Barros, deu as boas-vindas aos presentes e ressaltou que o principal objetivo da Conferência é promover a integração e capacitação de gestores e cidadãos. “Além de fiscalizar as contas, o Tribunal tem a responsabilidade de qualificar gestores, técnicos e sociedade para, assim, evitar falhas e irregularidades. Essa integração entre os diferentes atores é fundamental para alcançar esse propósito”, afirmou.
A programação da manhã foi enriquecida com uma apresentação cultural do Coral de Vaqueiros de União, que proporcionou um momento de valorização das tradições locais.
A conferência de abertura, intitulada “Perspectivas da Economia e Política Monetária no Brasil”, foi conduzida pelo Diretor de Política Monetária do Banco Central, Dr. Gabriel Galípolo, e pelo Governador do Piauí, Rafael Fonteles. A discussão foi moderada pelo Professor de Economia da USP e Presidente da FIPE, Dr. Carlos Antônio Luque.
O governador Rafael Fonteles parabenizou o espaço de debate promovido pelo TCE-PI, “A Conferência traz palestrantes renomados do pais, o que demonstra a obstinação dos que fazem o Tribunal de trazer discussões importantes e assim ajudarem a construir melhores políticas públicas.
Na sequência, a Mesa 1 abordou o tema “PPP e Concessões: Passado, Presente e Futuro”. Participaram do debate Carlos Ari Sundfeld, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP) e professor de Direito da FGV, e Guilherme Jardim, assessor técnico do Ministério Público de Contas de São Paulo (MPC-SP) e professor de Direito da FGV. A mesa foi mediada por Monique Menezes, superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí.
Os palestrantes realizaram uma análise histórica, discutindo os desafios atuais e as perspectivas futuras das Parcerias Público-Privadas (PPPs). Guilherme Jardim enfatizou a contribuição dos órgãos de controle para esse tipo de investimento, destacando seu papel social e político, além de sua função na resolução de conflitos, que tem sido importante para a consolidação desse modelo de gestão e investimento.
O evento segue até sexta-feira (30). Confira a programação completa aqui. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.
Acesse as fotos do evento por meio deste link.