A solenidade de abertura da II Jornada do Conhecimento, realizada no auditório do Centro de Qualificação Jeanete de Moraes Sousa na noite desta sexta-feira, contou com a participação de cerca de 500 pessoas entre prefeitos, vereadores, secretários municipais e controladores sociais.
A mesa dos trabalhos contou com a presença do presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros e dos conselheiros Flora Izabel, Jayslon Campelo, Delano Câmara e Kleber Eulálio (diretor Geral da Escola de Gestão e Controle, além do conselheiro aposentado Olavo Rebelo.
Também estavam na Mesa, a corregedora do Ministério Público de Contas, procuradora Raissa Rezende; a diretora executiva da EGC, auditora Valéria Leal, o representante do prefeito Mão Santa, secretário Gil Borges; o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Daniel Jackson Araújo; a representante da Assembleia Legislativa, deputada Gracinha Mão Santa; o presidente a União das Câmaras Municipais, José Cardoso; o promotor de Justiça Rômulo Cordão e o representante da APPM, Francisco Teixeira Leal Júnior.
Após a formação da Mesa a Banda de Música Simplício Dias da Silva, da Prefeitura de Parnaíba e com 213 anos de funcionamento, sob a regência do maestro Charles Venâncio, executou o Hino Nacional Brasileiro, que foi cantado pelo coral de alunos da Escola Cívico Militar Roland Jacob. A ainda emocionou os presentes com o Hino do Piauí.
O conselheiro Jaylson Campelo fez a primeira palestra da noite sobre “Os desafios da administração pública”, onde relatou que são tantas as dificuldades que não poderiam ser abordadas em um único diálogo. Mesmo assim, ele tratou temas como gestão da educação, da infraestrutura, da saúde e da ação social.
O segundo palestrante foi o auditor Antonio Luiz Medeiros de Almeida Filho, diretor de Gestão de Pessoas do TCE. Ele falou sobre “Os impactos pós-pandemia nas relações com o trabalho dentro dos órgãos públicos”.
A II Jornada prossegue nesta sexta-feira, dia 16, com a palestra “Principais mudanças trazidas na Nova Lei de Licitações (Lei n° 14.133/21) e o papel dos tribunais de contas na sua fiscalização”. O ministrante é o auditor Elbert Alvarenga, diretor de Fiscalização de Licitações e Contratos do TCE-PI.
Em seguida, às 10 horas, a auditora Auricélia Caroline de Carvalho Cardoso, chefe da Divisão de Fiscalização de Licitações e Contratações 1 do TCE, falará sobre a “Fase preparatória das licitações”. Depois a auditora Zilma Félix Gomes Araújo palestrará sobre o tema: “Processo de contratação de soluções TIC (Nota Técnica TCE-PI 03/2020)”.
No horário da tarde, às 14 horas, a auditora Auricélia Caroline de Carvalho Cardoso comanda a Oficina “Licitações e Contratos WEB”. Após a sua atuação, o auditor José Inaldo de
Oliveira e Silva, diretor de Fiscalização de Pessoal e Previdência do TCE-PI, vai falar sobre “Governança e gestão de folhas de pagamento nos poderes Executivos e Legislativos: (Assentamentos funcionais, acumulações ilegais de cargos e fixação de subsídios de agentes públicos.