III Conferência Diálogos com o Futuro abre programação com foco na eficiência da gestão pública

, em Destaques, Notícias

Teve início nesta segunda-feira (28) a III Conferência Diálogos com o Futuro, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC). O evento marca os 126 anos de fundação da primeira Corte de Contas estadual do Brasil e reúne autoridades e especialistas para discutir os desafios e caminhos do controle externo no país.

Na abertura, o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, destacou que a verdadeira eficiência da gestão pública está na capacidade de resolver os problemas da população — principal financiadora do Estado por meio dos impostos. “Esse é o objetivo dos tribunais de contas: garantir que os recursos públicos sejam utilizados da melhor forma possível, sempre com foco no cidadão”, afirmou.

Presente na cerimônia, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, elogiou as belezas naturais do Piauí, mencionando sua visita ao Delta do Parnaíba, e reforçou que o maior patrimônio do Estado é seu povo. “Faço um apelo para que cada vez mais haja conexão com a população. Que essa nova geração de gestores, auditores e empreendedores seja guiada por esse compromisso com o futuro”, declarou.

Já o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, ressaltou o papel da educação como alicerce para o desenvolvimento. Segundo ele, o Piauí tem demonstrado compromisso com a formação de crianças e adolescentes, e os tribunais de contas contribuem com esse avanço ao fiscalizar e orientar os gestores públicos. “A atuação das cortes de contas deve sempre ter como finalidade o atendimento às necessidades da população”, afirmou.

Veja mais fotos: https://flic.kr/s/aHBqjCopuM