O jurista Jorge Sanchez, presidente da Coalização Brasileira contra a Corrupção,AMARRIBO Brasil, apresentou, durante o 11º Congresso Nacional do Ministério Público de Contas, o livro “O Combate a Corrupção nas Prefeituras do Brasil” . A publicação é um guia para a detecção de corrupção no âmbito municipal e de mobilização da sociedade civil para o controle social. Foi escrito a partir da experiência da AMARRIBO Brasil, da Rede AMARRIBO Brasil-IFC, que integra 219 entidades no país e representa a Transparência Internacional no Brasil.
Sanchez participou, na tarde desta terça-feira,28, do painel “Os Tribunais de Contas e a Lei de Acesso à Informação”, debate que reunião o conselheiro do TCE-MG,Cláudio Terrão,presidente do Colégio de Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil , a conselheira do TCE-PI, Lilian Martins,Ouvidora do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.
A publicação descreve as principais formas que assume a fraude municipal, indica instâncias públicas de denúncia e apresenta casos práticos de participação cidadã. Também é contada a história do movimento que se iniciou em Ribeirão Bonito para combater a corrupção municipal e se disseminou pelo Brasil. Sua última edição conta ainda com informações sobre as recentes conquistas nacionais da sociedade civil, como a Lei da Ficha Limpa e a Lei de Acesso à Informação.
A versão eletrônica é disponibilizada gratuitamente em português e espanhol. Para adquirir a versão impressa acesse nossa loja virtual e faça seu pedido.
Para o download da 5ª Edição em Português e da 4ª Edição em Espanhol.