A solenidade de posse do conselheiro Kennedy Barros na Presidência do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para o biênio 2025/2026 vai acontecer às 10 horas desta quinta-feira, no Plenário da Corte de Contas. Na ocasião, serão empossados como Vice-Presidente o conselheiro Kleber Eulálio e como Corregedora-Geral a conselheira Lilian Martins. O conselheiro Abelardo Vila Nova será o novo Ouvidor e a conselheira Flora Izabel comandará a Controladoria Interna.
O presidente Kennedy Barros afirmou que em seu novo mandato vai acelerar a prioridade ao acompanhamento das políticas públicas, da fiscalização concomitante e da formação de gestores e controladores sociais através dos cursos, jornadas e oficinas nas diversas regiões do Estado. Para ele, evitar o desperdício dos recursos públicos é a missão primordial dos órgãos de controle.
Logo após a sessão solene de posse, será feita a entrega do Selo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), uma premiação coordenada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) em parceria com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT). Os resultados são classificados nas categorias Diamante, Ouro, Prata, Intermediário, Básico, Inicial ou Inexistente, de acordo com o Índice de Transparência alcançado.
Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) alcançou o Selo Diamante em transparência pública, marcando um percentual de 96,69% na edição 2023 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Também serão premiados na categoria Selo Diamante o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí , a Defensoria Pública e o Ministério Público do Estado do Piauí. Na Categoria Ouro serão contemplados o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Lagoa do Barro.
A iniciativa envolveu a análise de 8.045 portais da transparência dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, das três esferas de governo: União, Estados, Municípios e do Distrito Federal, além de entidades da Administração Indireta Federal. Ao todo, 13 Tribunais de Contas alcançaram o nível Diamante em transparência pública, com o TCE Piauí entre eles.