• “Mais Viver” debate sobre a importância da Comunicação Não-violenta

    O programa “Mais Viver – Vida plena no pós-carreira”, na sua quarta live da série de painéis virtuais realizados durante o período de isolamento social, apresentou uma conversa sobre “Comunicação Não-violenta”. A atividade foi transmitida hoje (27) através do canal do YouTube do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) e conta com apoio da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC).

    Com o tema “Comunicação Não-violenta: Uma Nova Forma De Expressão”, a atividade foi mediada pelo auditor de controle externo do TCE/PI Paulo Sérgio Castelo Branco e teve como palestrante a Psicóloga e auditora da Controladoria-Geral da União (CGU) Érika Lobo.

    Érika apresentou a metodologia da Comunicação Não-violenta (CNV) como uma forma de se melhorar a interação com entre diferentes pessoas, de forma a evitar pré-julgamentos e facilitando a nossa compreensão para com o outro.

    “É uma metodologia voltada para aprimorar nossos relacionamentos, para que eles sejam baseados na sinceridade e na empatia, demonstrando nossos sentimentos e necessidades, ao mesmo tempo olhar para o outro e entender suas necessidades e sentimentos”, explicou.

    A auditora também falou sobre a existência de “atritos” na nossa fala cotidiana, que podem levar a erros e sentimentos conflitantes para com a pessoa com quem nos comunicamos. 

    “Às vezes esse relacionamento causa atrito, pois nós acabamos não usando uma comunicação adequada, e é isso que a CNV quer que percebamos, como está nossa comunicação e a partir daí, começar a fazer mudanças”, apontou.


    CANAL DO TCE/PI NO YOUTUBE

    A atividade completa, com todas as informações e debates, está disponível em nosso canal do Youtube: youtube.com/tcepiaui

    QUALIDADE DE VIDA – Em sua segunda temporada, o programa “Mais Viver” realizará atividades 100% virtuais, como forma de aproximar seu público alvo das ações do TCE/PI. O objetivo é desenvolver ações e atividades prioritariamente com os servidores em idade de aposentadoria, visando ao planejamento de uma vida mais saudável e produtiva.