• Presidentes do TCU e TCE visitam Escola modelo no Piauí

    , em Destaques
    alt

     alt

    Augusto Nardes com Waltânia Alvarenga e a dep. Iracema Portella    

     O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, visitou nesta sexta-feira, 23, a Escola Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves. Acompanhado da presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheira Waltânia Alvarenga e de duas equipes de auditores, o ministro conheceu o modelo de gestão adotado pela Escola, que é destaque nacional no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em premiações de Olimpíadas de Matemática. A presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Waltânia Alvarenga, acompanhou a comitiva. “O TCU é conhecido por punir os maus gestores mas também queremos mostrar que existem boas práticas que precisam ser replicadas para o resto do país”, declarou Nardes.

    alt

    Min.Nardes,Iracema, Hugo Napoleão e Lilian Martins

          Em parceria com os Tribunais de Contas dos Estados, o TCU coordena a Auditoria em Educação (Ensino Médio) que fiscaliza a gestão da Educação no país. Serão auditadas 474 escolas brasileiras. “No Piauí, equipes do TCE fazem auditoria em 16 escolas, uma delas é  a Escola de Ensino Médio de Cocal dos Alves”, explicou a presidente do TCE.Os conselheiros Olavo Rebelo, corregedor, e Lilian Martins, ouvidora também participaram da visita técnica, assim como o conselheiro substituto Jaylson Campelo eo procurador do Ministério Público de Contas, Márcio André.
       Durante a visita técnica, o ministro Augusto Nardes conversou com diretores e coordenadores da Escola e com grupos de alunos e professores.A Escola tem 14 professores e 193 alunos que já receberam 56 premiações. ” Não tem segredo para esse sucesso. É o empenho de alunos e professores,interessados em formar cidadãos”, disse o professor Antônio Cardoso do Amaral, um dos idealizadores da metodologia que faz da Escola, uma referência pedagógica. O secretário estadual de Educação. Átila Lira reafirmou o compromisso do Governo em melhorar a estrutura das escolas no estado.
         Segundo o ministro Nardes, até o final de outubro, o TCU divulgará o resultado da auditoria na Educação. “Ela será um diagnóstico do Ensino Médio no país e pode servir para elaboração de políticas públicas”.No Brasil, 51 milhões de jovens cursam o ensino básico e fundamental e 8,3 milhões cursam o ensino médio. As estatísticas apontam o baixo índice de conclusão desta etapa escolar: menos de 50% completam o ensino médio. Esses alunos permanecem, em média, sete anos e três meses nas escolas, enquanto a grade para conclusão é de nove anos.

    alt

    conselheiro substituto Jaylson Campelo 

    alt

      Conselheira Waltânia, prof. Amaral e o ministro Nardes

    A ESCOLA

       Localizada no município de Cocal dos Alves, município com 5572 habitantes, a 260 km de Teresina, a Escola Augustinho Brandão foi a que teve o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, entre aquelas com alunos de baixa renda.  A média obtida pelos estudantes foi superior à nacional, superando mais de 5 mil instituições públicas e privadas. O desempenho da Augustinho Brandão ultrapassou 32 escolas do país que têm os alunos mais ricos (renda familiar de mais de 12 salários mínimos).

       No ranking nacional, com 10.076 escolas (com alunos de todos os níveis socioeconômicos), ela fica na posição 4.260. No Estado, é a melhor instituição pública estadual e, considerando as 198 do Piauí, é a 56ª mais bem classificada, segundo publicação do Jornal O Estado de São Paulo.

    alt

       Na edição 2011 do Enem, a escola atingiu 524.79 pontos, enquanto a média nacional das escolas públicas foi de 474,22, e entre as particulares, a média foi de 569. No Piauí, quase 10% das escolas estaduais piauienses submetidas ao Exame ficaram acima da média nacional das escolas públicas. O Ensino Médio Augustinho Brandão (EMAB), com a melhor nota na rede estadual de ensino do Piauí mostra mais uma vez que a educação pública de qualidade pode ser alcançada e mantida pelas escolas públicas.

       Com a nota obtida no Enem, a Escola Augustinho Brandão conseguiu ficar a frente de 32 escolas privadas do Piauí. O resultado positivo de 2011 mostra que a escola melhora a cada ano com o compromisso do grupo de profissionais e alunos que ela tem. Para o ano letivo de 2013 a escola atenderá além do ensino médio o ensino fundamental com duas turmas (6º e 7º anos).

       Para sabem mais acesse: http://www.augustinhobrandao.net.br/.