• Novos dirigentes da Atricon e IRB tomam posse em Brasília

    , em Destaques
    alt

    alt

     

     Três conselheiros piauienses integram as novas diretorias da Atricon ( Associação de Membros dos Tribunais de Contas) e Instituto Rui Barbosa. As posses  dos novos dirigentes aconteceram hoje, em solenidade realizada no Plenário do Tribunal de Contas da União. A Atricon tem como novo presidente, o conselheiro Valdeir Pascoal, do TCE de Pernambuco e o IRB passa a ser presidido pelo conselheiro Sebastião Helvécio. A conselheira Lilian Martins integra  o Conselho Fiscal do Instituto; já o conselheiro Kennedy Barros  faz parte do Conselho Fiscal da Atricon. O conselheiro substituto Jaylson Campelo é da Diretoria Administrativa da Associação,eleita através do voto diretos dos membros de 34 tribunais de contas, no ano passado. A presidente do TCE-PI,conselheira Waltânia Alvarenga toma posse como membro do Conselho Deliberativo dos Estados.

     Durante a solenidade posse, o presidente do TCU,ministro Augusto Nardes, destacou a importância da parceria entre os Tribunais, ressaltando os trabalhos que estão sendo realizados para melhorar a governança no país.O ministro anunciou a realização de uma auditoria coordenada  na Saúde, à exemplo do que foi realizado na Educação,em trabalho que resultou num diagnóstico do Ensino Médio no país. Em seu discurso, o presidente do TCU também lembrou que o papel fiscalizador dos tribunais levou o país a economizar R$ 102 bilhões nos últimos cinco anos. Só em obras para a Copa do Mundo, a fiscalização do  TCU e TCEs conseguiu  a repactuação de contratos, que levaram a uma Economia de R$ 700 milhões."Os  Tribunais serão auditores permanentes,encontrando os gargalos e mostrando os caminhos para que os gestores tomem as decisões corretas", afirma.

     Durante o dircuso, o novo presidente da Atricon destacou a importância da cooperação entre os tribunais, o intercâmbio de informações e a troca de tecnologia que ajuda a melhorar a fiscalização.

     Os novos dirigentes terão um mandato de dois anos à frente das entidades.

    alt

    alt