‘Sextas Sem Conta’ promove debates educativos, culturais, científicos e políticos

, em Destaques, Notícias

 

O quadro “TCE é da Sua Conta”, transmitido todas as terças no jornal “Bom Dia Assembleia” (TV Assembleia), entrevistou o coordenador do projeto Sextas Sem Conta, Bernardo Sá, na última terça-feira (04). Ele explicou o objetivo do projeto, que tem caráter multidisciplinar educativo, cultural, científico e político e que pretende promover a interação entre setores do TCE às mais diversas áreas da sociedade, através de expressões artísticas e culturais.

De acordo com Bernardo Sá, os encontros são realizados uma vez por mês, com o  objetivo de apresentar eixos temáticos alternativos em relação aos eventos técnicos realizados na Corte de Contas. “O Tribunal de Contas é um órgão técnico. Então é natural que as atividades operacionais dos servidores sejam voltadas para o exercício da administração pública, o que diz respeito a aplicação de recursos público. O TCE também tem essa preocupação de educar os gestores, a sociedade civil, os jurisdicionados. Então idealizamos um espaço que possibilitasse um encontro dos servidores entre si, e com a própria sociedade, através de temas culturais, artísticos, educativos e políticos”, explicou.

Ele falou sobre as atividades já realizadas, como o primeiro “Sexta Sem Contas’, que  teve como tema a Tropicália, em homenagem o poeta piauiense Torquato Neto. O encontro seguinte levantou debates sobre a maioridade penal. Em seguida, o projeto homenageou o Dia o Piauí e as peculiaridades da  cultura piauiense. Em novembro foi realizado o curso de fotografia para celular, onde os servidores puderam aplicar os conhecimentos não só para o lazer, mas também no próprio trabalho de fiscalização. O último encontro do ano foi realizado no aniversário de Luiz Gonzaga, lembrando sua trajetória na música brasileira. Neste ano, o primeiro encontro abordou sobre a “Academia Piauiense de Letras e os Literatos”.

“Há uma comissão nomeada pelo presidente do TCE-PI, da qual sou sou coordenador e participam mais 9 pessoas. Fora isso, temos um grupo bem maior com pessoas que gostaram e se identificaram com o Projeto e discutem sobre os ações desenvolvidas. Assim, realizamos uma debate com todos sobre qual é a temática mais adequada para cada mês”, pontou Bernardo Sá.


CALENDÁRIO 2020

Os temas a serem abordados neste ano já foram definidos. Neste mês, o Sextas sem Conta terá debates relacionados às origens e a identidade do carnaval no Brasil e em Teresina. Em março, serão trabalhadas questões relacionadas mulher, como a luta contra a discriminação e o feminícidio. Na sequência, serão discutidos temas relativos a questão indígena. Em maior será realizada uma exposição com debate sobre os 30 anos da constituinte estadual. E no mês de junho, o projeto terá como foco as festas juninas.

O Sextas sem Conta interrompe suas atividades no mês de julho, mas retorna em agosto, dando ênfase à identidade cultural de Teresina, em alusão ao aniversário da cidade. No mês seguinte, a invenção da terceira idade será o foco das atividades, abordando também o preconceito com terceira idade. Para o último trimestre do ano, estão previsto ainda uma oficina de teatro, discussão sobre o preconceito racial, religioso e sexual, e, por fim, um encontro destinado ao samba como expressão da identidade brasileira.

“Esta é uma programação toda definida, mas também pensada, articulada e já pensando também nas pessoas que nós poderíamos trazer para o evento. Nós aproveitamos alguns servidores do próprio quadro do Tribunal”, informa Bernardo Sá, complementando que “já levamos estudantes da  da UFPI, Instituto Federal do Piauí, de escolar. Então nós buscamos ampliar esse projeto para que não seja uma ação exclusiva do Tribunal, mas que também o Tribunal tenha essa responsabilidade social e cultura”.

SOBRE QUADRO O TCE É DA SUA CONTA
Transmitido semanalmente nas terça-feiras, o quadro “O TCE é da Sua Conta” vai ao ar às 7 horas da manhã, na TV Assembleia, sempre com um tema diferente sobre a atuação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. A proposta visa aproximar ainda mais o tribunal da população, mostrando o trabalho desenvolvido, através de uma linguagem clara e objetiva. Ao mesmo tempo, a presença do Tribunal na TV contribui para a conscientização da sociedade sobre a importância do controle externo e do controle social.