O Tribunal de Contas do Estado do Piauí realizou na manhã desta quarta-feira (26) uma reunião para discutir a situação do Arquivo Público do Piauí. O Arquivo é o órgão responsável pela guarda da documentação de valor histórico, artístico e cultural produzida no Estado e encontra-se com problemas estruturais
A reunião é resultado do trabalho que está sendo desenvolvido pelo projeto Memória TCE-PI de resgate e preservação da história do Tribunal. No processo de pesquisa, a equipe do Tribunal percebeu alguns problemas enfrentados pela instituição e então, buscou intermediar o diálogo com outros órgãos para encontrar soluções.
A presidente Lilian Martins destacou o atual processo de mudança na atuação do Tribunal, que busca ir além do trabalho de fiscalização. “O TCE-PI atua como um mediador entre gestores. O objetivo é identificar os desafios e buscar soluções para que as políticas públicas sejam implementadas”, afirmou.
Entre os presentes, estavam o secretário de Cultura Fábio Novo, a diretora do Arquivo Público, Rosângela Carvalho, o conselheiro substituto Jaylson Campelo, Liége Moura da Secretaria de Planejamento, Amélia Lima da Secretaria de Governo, além de servidores do Arquivo e TCE-PI.
Durante a reunião, a diretora do Arquivo Público, Rosângela Carvalho, apresentou a estrutura e funcionamento do órgão. “Documentação é história! O Arquivo é fonte riquíssima, para contar a história do Estado. Em nosso espaço temos arquivos de documentos dos Poderes, jornais, revistas, registros sonoros visuais, entre outros formatos que compõe o acervo”.
Rosângela pontuou os principais investimentos que precisam ser feitos para aprimorar o serviço realizado no Arquivo, como a reforma no prédio, a implantação de um Laboratório de Conservação e modernização do trabalho.
Após a apresentação, os participantes discutiram prioridades e sugeriram iniciativas para pleitear recursos para as melhorias no Arquivo. O secretário de Cultura elogiou a reunião e enfatizou que a preservação do patrimônio é uma prioridade da gestão Estadual.