Fortalecer a mente e ajudar no desenvolvimento cognitivo no ambiente de trabalho são algumas das propostas da atividade realizada hoje (04) na Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC). O evento, organizado pela “Supera – Ginástica para o cérebro”, reúne os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) para demonstrar a importância de manter o bem-estar mental, melhorando a saúde e a produtividade.
De acordo com a palestrante e especialista em ginástica para cérebro, Rosinei Nantes Pulcherio, a mente, com o tempo, vai perdendo algumas das suas funcionalidades, necessitando cada vez mais de estímulos para se manter fortalecida.
“Hoje as pessoas estão muito aquém da produtividade devido às redes sociais e ao excesso de informação, gerando o “retrabalho”, a perda de foco, de criatividade, de atenção… e tudo isso afeta o trabalho. A partir dos 25 anos essas quedas vão sendo acentuadas, e quando a pessoa tem uma atividade muito exigente, com muitas propostas no dia a dia, o retrabalho é constante”, apontou.
Ela também afirma que manter a mente ativa também ajuda no desenvolvimento de funções importantes e no aumento da capacidade de produção de quem exercita o cérebro. “Com o passar do tempo vai acontecendo a perda cognitiva, há a falta de atenção, de memória, de raciocínio e de tomada de decisões assertivas… A ginástica para o cérebro trabalha exatamente essa parte, através de treinos e atividades, melhorando o desempenho”, afirmou.