Portal Mais Cidadania amplia fiscalização sobre gastos públicos

, em Destaques
alt

           alt

 Informações sobre o Estado do Piauí, especialmente, sobre as receitas arrecadadas e as despesas realizadas, os maiores credores e os elementos de despesa e a  relação de servidores estarão disponíveis a partir de segunda-feira, 12, quando o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) lança o Portal Mais Cidadania. A apresentação para jornalistas será feita às 10h, no Plenário do Tribunal. O Portal estará no ar, a partir da próxima segunda-feira, dia 19.

 Gerido pelo TCE,  através do Núcleo de Gestão Estratégica da Informação (NUGEI),o Portal Mais Cidadania é a mais completa  ferramenta para o controle dos gastos públicos por parte dos cidadãos. Os dados disponíveis são provenientes de fontes variadas: o Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado-SIAFEM, o Sistema de Acompanhamento da Gestão de Recursos da Sociedade-SAGRES, o Sistema Documentação Controle, do Sistema SAGRES FOLHA, dentre outros.

 Além das informações alimentadas pelo banco de dados do Tribunal, a parceria com outras instituições amplia o conteúdo e possibilita o  acompanhamento das metas e objetivos para o desenvolvimento do milênio (Portal ODM) e, ainda, a fiscalização social das ocorrências nas cidades do estado (Portal De Olho na Cidade),criado por professores da Universidade Estadual do Piauí.

 Para facilitar o acesso à informação, o Portal possui um manual de navegação que orienta nas consultas disponíveis aos usuários tanto em formato de tabelas como gráficos e os downloads disponíveis, além de uma relação com as perguntas mais frequentes (clique aqui para visualizar o arquivo).