O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência (DFPessoal), deu continuidade, na tarde desta quinta-feira (21), ao evento “Presente e Futuro da Previdência Pública”, reunindo especialistas e gestores para debater os desafios e perspectivas do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
O presidente da Associação Brasileira de Instituições de Previdências Estaduais e Municipais (ABIPEM), João Carlos Figueiredo, foi um dos palestrantes e abordou o tema “A importância da governança no RPPS”. Segundo ele, não há governança possível sem qualidade na gestão. “A gestão pública no RPPS envolve atendimento ao interesse público, garantia da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, além da concessão e manutenção de benefícios, administração de recursos, contratos, controle, fiscalização e tomada de decisões”, destacou.
O diretor-presidente da Serconprev, Idemar Silva, elogiou a iniciativa do TCE-PI de criar a premiação voltada para os RPPS e de promover o evento com palestras temáticas. “Quero parabenizar a iniciativa de criar essa premiação, pois isso será um grande incentivo a todos os RPPS para que busquem constantemente a capacitação e profissionalização da gestão. Essa criação do selo é mais um passo do excelente trabalho de orientação que o TCE vem fazendo. Buscar a excelência na gestão previdenciária é o melhor caminho para se atingir a sustentabilidade dos RPPS e garantir o pagamento dos benefícios atuais e futuros”, afirmou.
O diretor da DFPessoal, José Inaldo, mediou o painel “Meu RPPS: Presente e Futuro”, que contou com a participação de Márcio Gonçalves Veras de Araújo, presidente do Fundo Previdenciário de Floriano, onde compartilhou boas práticas e experiências na gestão do RPPS do município.
O evento terá continuidade nesta sexta-feira (22), com palestra de João Braga Magalhães Júnior, presidente do IPMT, sobre as experiências previdenciárias de Teresina, além da apresentação das tecnologias utilizadas pelo TCE-PI para fiscalizar e realizar o acompanhamento concomitante do setor.