Presidente Kennedy Barros ministra aula inaugural no 1º Curso Superior de Polícia do Piauí

, em Destaques, Notícias

A convite da Polícia Militar do Piauí, o presidente do TCE Piauí, conselheiro Kennedy Barros, ministrou aula inaugural na primeira edição do Curso Superior de Polícia (CSP), com o tema “Excelência na Gestão Pública”, na manhã desta segunda-feira (4), no auditório do CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde.

Voltado para oficiais no posto de tenente-coronel, o curso passa a ser requisito obrigatório para a promoção ao posto de coronel, conforme nova legislação implantada.

A formação tem carga de 600 horas-aula e será realizada em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), correspondendo a uma especialização lato sensu em Gestão Estratégica em Segurança e Ordem Pública.

O momento foi aberto pelo comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, e contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas.

“A Polícia Militar do Piauí completou este ano 190 anos. Durante quase todo esse tempo, nossos oficiais eram formados fora do estado. Só em 2000 criamos a Escola de Formação de Oficiais, e o curso de aperfeiçoamento só veio três anos depois. Agora estamos indo além: implantando um curso superior de polícia dentro do nosso próprio estado, com conteúdo estratégico e voltado à alta gestão”, disse o comandante da PMPI, coronel Scheiwann Lopes.

O presidente Kennedy Barros reforçou a importância da formação específica. “Não existe revolução que não seja por meio da educação. Aqui se busca conhecimento e conhecimento de larga escala. No TCE somos órgão de controle, mas nem por isso deixamos de ser uma instituição parceira, sobretudo, no oferecimento de qualificação, a exemplo da nossa Escola. Estamos ao inteiro dispor da Polícia Militar do Piauí”, frisou o conselheiro Kennedy Barros.

O curso habilita o oficial a exercer funções de alto comando, com disciplinas voltadas para áreas como planejamento operacional, inteligência, gestão de pessoas, logística, finanças, políticas públicas, comunicação estratégica, geopolítica, entre outras.

A primeira turma do CSP será concluída ainda em dezembro deste ano, marcando uma nova etapa na qualificação e valorização dos quadros da Polícia Militar do Piauí.