O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes, realizou na noite dessa quinta-feira (05) a solenidade de abertura da III Jornada do Conhecimento. O evento está sendo realizado no auditório da Câmara de Vereadores de Floriano e conta com a participação de mais 250 inscritos, entre prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores e controladores sociais.
“O TCE-PI, ao se deslocar da sede para o interior, possibilita treinamento para a população, a fim de capacitar controladores sociais, dando a eles conhecimento para fazer o acompanhamento dos recursos públicos, de modo que saibam como está sendo aplicado o dinheiro público”, destacou o conselheiro Kennedy Barros, presidente do TCE-PI, durante a abertura.
Além do presidente da Corte de Contas piauiense, a conselheira Lilian Martins, os conselheiros Jaylson Campelo, Kleber Eulálio (diretor geral da Escola de Gestão e Controle); a promotora do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Áurea Madruga; o presidente da Câmara de Vereadores de Floriano, vereador Joab Curvina; o prefeito da cidade de Floriano, Antônio Reis, que na solenidade estava representando a APPM, e o vereador José Cardoso, presidente da União das Câmaras Municipais do Piauí (AVEP), se fizeram presentes na mesa de abertura.
Iniciando a programação de palestras, a conselheira Lilian Martins, juntamente com a promotora Áurea Madruga, ministraram a palestra “A realidade dos municípios piauienses frente à Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Sustentável”, que teve como mediador o conselheiro Kléber Eulálio.
“Quando se fala de sustentabilidade, não se fala apenas da questão ambiental. Se fala também da questão social e da questão econômica. Essa foi a nossa intenção maior: mostrar os nossos planos de logística sustentável que temos no Tribunal para que os municípios possam se espelhar de alguma forma, e também para sensibilizar as pessoas nos seus municípios ou nos seus locais de trabalho, que possam fazer uma gestão pública sustentável, com responsabilidade”, destacou a conselheira Lilian Martins durante a palestra.
Para a promotora Áurea Madruga, a palestra trouxe informações importantes para os participantes sobre o problema dos lixões nos municípios do Piauí. “Apresentamos hoje a situação atual dos municípios piauienses frente a Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de termos feito um panorama nacional para poder nos contextualizarmos. Também apresentamos hoje os estados que podem nos fazer avançar, apontando soluções de como podemos encerrar nossos lixões aqui também”, frisou.
Ainda durante o evento, foi assinado um termo de parceria técnica entre o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), a Escola de Gestão e Controle (EGC) e a Prefeitura de Floriano.
A Jornada segue nesta sexta-feira (06), a partir das 8h30, com palestras sobre a nova Lei Licitações (Lei nº 14.133/2021) e Contratos.