O 1º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas iniciou nesta segunda-feira (11) com uma série de reuniões paralelas sobre temas estratégicos aos a TCs.
O presidente do Tribunal de Contas do Piauí, Abelardo Pio Vilanova e a vice- presidente conselheira Lilian Martins participaram da reunião Conjunta do Colégio Nacional de presidentes dos Tribunais de Contas e diretoria do Instituto Rui Barbosa.
O conselheiro substituto Jaylson Campelo integrou a reunião da diretoria da Associação dos membros dos Tribunais de Contas – Atricon.
A programação da segunda-feira também contou com a Reunião dos Secretários de Controle Externo. O grupo debateu a metodologia de uso da plataforma de comunicação e compartilhamento de informações criada para os Secretários Gerais de Controle Externo no portal do IRB, o processo de adoção e implantação das NBASPs, o planejamento para realização de trabalhos conjuntos e coordenados envolvendo temáticas nacionais, critérios para mensuração dos benefícios da atuação do controle externo, dentre outros assuntos relacionados às atividades finalísticas dos Tribunais de Contas. O secretário de controle externo do TCE/PI, Bruno Cavalcanti, participou da reunião.
Em outra reunião paralela, a jornalista Larissa Gomes participou do Encontro da Rede de Comunicação dos TCs. E os servidores Daniel Seabra e Iana Cavalcanti Reis estiveram na Reunião do CJSP/IRB – Comitê de jurisprudência Súmula e Processo. Já o Coronel Soares integrou o 2º Encontro das Assessorias Militares dos Tribunais de Contas.
O conselheiro substituto Delano Câmara e a auditora de controle externo Izabel Cristina participaram da reunião do Comitê Técnico das Ouvidorias e Corregedorias e Controle Social do IRB (Instituto Rui Barbosa). O conselheiro Delano apresentou um questionário que foi elaborado por uma equipe do Comitê para ser encaminhado a todos os Tribunais de Contas para se obter um diagnóstico das Ouvidorias.
O Congresso segue até quinta-feira (14). Com o tema O Tribunal de Contas Contemporâneo e as Políticas Públicas, o evento será composto por nove painéis, voltados à melhoria da atuação das Cortes. Entre os assuntos estão a avaliação das políticas públicas, aprimoramento da contabilidade, da governança e dos instrumentos de tecnologia da informação, além do estímulo ao desenvolvimento sustentável.
Realizado com apoio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o evento é resultado da parceria entre as principais entidades representativas do sistema brasileiro de controle externo: Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracon).