O Programa de Mestrado instituído através do convênio entre o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) acaba de produzir dois excelentes resultados: a publicação das teses defendidas e aprovadas com louvor por Francisco das Chagas Braz de Oliveira e Fábio Cordeiro, ambos servidores da Corte de Contas, que se dedicaram com afinco a estudar temas de interesse do TCE e se empenharam na busca de soluções.
“Hoje é um dia de muita alegria para o Tribunal de Contas. Vamos colocar essas obras na biblioteca, à disposição de todos os servidores e da sociedade. Serão objeto de consulta e uma fonte de conhecimento sobre a estrutura da Corte, seus problemas e soluções cabíveis”, disse o presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros.
Francisco das Chagas Braz de Oliveira dissertou sobre “Accontability Horizontal: uma análise do controle interno no âmbito dos municípios piauienses”. No trabalho, ele procurou desenvolver as formas mais eficazes para que os municípios possam ter um melhor gerenciamento de suas ações, investimentos e programas. O convênio faz parte do Programa de Mestrado em Ciência Política da UFPI em parceria com o TCE.
Já Fábio Cordeiro buscou acompanhar a evolução da Inteligência Artificial (IA), com foco na “Classificação de Comunicados de Irregularidades da Ouvidoria do TCE/PI Utilizando Técnicas de Aprendizado Profundo”. Segundo ele, o desenvolvimento do trabalho vai ajudar o TCE, uma vez que dele já resulta a implantação de uma ferramenta digital para fazer esse acompanhamento. O convênio faz parte do Programa de Mestrado em Ciência da Computação da UFPI em parceria com o TCE.
As duas obras já estão disponíveis no acervo da biblioteca do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).