Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) realizaram na manhã desta quinta-feira (10) um ato de amor e de solidariedade, participando de mais uma campanha de doação de sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).
A campanha, que este ano teve como tema “Você é o tipo certo de alguém”, foi realizada através do programa “SER TCE”, com apoio do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), com ações e a realização de doações de sangue na sede do Hemopi, no centro de Teresina.
De acordo com a servidora na Divisão de Gestão de Pessoas (DGP), e uma das organizadoras da atividade, Naira Lopes Moura, a campanha já havia se iniciado no mês de novembro, com ações e convites realizados junto aos servidores da Corte de Contas.
“Essa campanha foi iniciada em parceria com o MPPI, em meados de novembro, reunindo vários setores como a DGP, o setor de Serviços Integrados em Saúde e a Comunicação do TCE/PI para incentivar os servidores a participar dessa atividade”, explicou.
Para a servidora Laiana Oliveira, o medo de agulhas, e também da pandemia, não foram fortes o suficiente para barrar sua vontade de ajudar ao próximo. “O desejo de vir participar dessa campanha, perceber que eu posso contribuir para salvar outras vidas foi muito maior do que o medo por tudo isso que estamos vivendo”, afirmou.
Além da recepção no Hemopi, dois integrantes da quadrilha junina “Luar do São João”, os quadrilheiros Joel Rodrigues e Martha Feitosa participaram do evento, animando e incentivando mais e mais pessoas a participarem da campanha através da dança e de canções típicas das festas juninas.
DOE SANGUE, SALVE VIDAS – De acordo com o diretor do Hemopi Jurandir Martins, a crise de saúde provocada pelo novo Coronavírus afastou muitos doadores, fazendo com que ações como a do TCE/PI sejam cada vez mais necessárias.
“Essa campanha vem em um momento mais que oportuno, pois durante a pandemia do Novo Coronavírus tivemos uma redução significativa na doação de sangue e temos uma procura por bolsas significativa e diária”, apontou.
Já a supervisora em captação de doadores Suzane Rocha explicou qual o passo a passo para quem quer realizar uma doação e contribuir para salvar mais vidas.
“O processo de doação é simples, sem risco ao doador. Ele tem que trazer um documento oficial com foto, vir bem alimentado e seguir todos os requisitos obrigatórios (ter mais de 16 anos, pesar acima de 55 kg e estar saudável). Ao chegar no Hemopi ele ainda vai passar por um cadastro e avaliação médica, para saber se ele realmente está apto a doar”, explicou.
O Hemopi está localizado na Rua 1° de Maio, 235, colado com o Hospital Getúlio Vargas (HGV), funcionando de segunda a sexta, das 7h15 às 18h. Sábados e feriados até 17h.