O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), através da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) e do Programa Ser TCE, ofereceu aos servidores um Curso de Primeiros Socorros com o objetivo de orientar os mais de 100 participantes sobre as práticas emergenciais corretas que podem ser utilizadas em casos de urgência e emergência.
O curso aconteceu na manhã de hoje (25), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Piauí, que encaminhou o subtenente BM Ionesco e o Sargento BM Natanael para ministrar o conteúdo teórico e prático das atividades.
As ações para casos de parada cardiorrespiratória, engasgos, AVC, acidentes de trânsito, afogamentos, quedas e outras ocorrências foram explicadas em detalhes aos participantes. Segundo o subtenente BM Ionesco, a forma de como fazer o atendimento é determinante para a recuperação da vítima. “É fundamental saber qual é o estado do paciente e ligar imediatamente para o SAMU, uma vez que os Bombeiros agem mais em casos de acidentes, pessoas presas em ferragens, afogamentos, incêndios, dentre outras ocorrências”, disse ele.
A ideia da coordenadora do Programa Ser TCE, Naira Moura, é realizar o curso de primeiros socorros pelo menos uma vez por ano. Já o secretário administrativo do TCE, Paulo Ivan, relatou o caso de um servidor do seu setor que passou mal no dia 11 passado e foi socorrido a tempo por uma ambulância do SAMU. O detalhe é que na sala ninguém sabia como proceder os primeiros socorros, inclusive ele.