• TCE 114 anos: Memorial preserva um século de história

    , em Destaques
    alt

        alt     

          Completando 114 anos em 2013, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí foi a  primeira Corte de Contas estadual a ser implantada no Brasil (precedido apenas pelo Tribunal de Contas da União). Sua criação, no final do século XIX, ocorreu através de lei sancionada em 1º de julho de 1899, pelo então governador Raymundo Arthur de Vasconcelos. Parte da história do TCE encontra-se reunida no Memorial do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, localizado no térreo do seu edifício sede e aberto à visitação pública no horário de funcionamento do Tribunal.

        alt

             Por meio de exposições permanentes e painéis auto-explicativos, o Memorial preserva a memória da Corte, do seu surgimento aos dias atuais. Nele, estão disponíveis desde livros de atas originais, datados em 1946, até equipamentos tecnológicos da década de 90, que marcaram o início do processo de informatização do Tribunal de Contas. Além disso, o Memorial conta ainda com vários exemplares antigos da Revista do TCE, atualmente publicada a cada ano, por ocasião dos aniversários do Tribunal. Nelas, estão disponibilizados artigos científicos que traduzem a evolução do controle externo  através das últimas décadas. No Memorial, também estão preservados móveis e a galeria de fotos dos  conselheiros que já ocuparam a Presidência. 

    alt

          O  Tribunal de Contas do Piauí atravessou dois séculos e entrou no século XXI imbuído do mesmo espírito com que foi criado: zelar pela correta aplicação dos recursos públicos.Em sua trajetória, o TCE passou por duas ditaduras (Vargas e Revolução de 1964), duas Guerras Mundiais, uma Revolução (Rússia, 1917) que dividiu o mundo em dois sistemas políticos e econômicos diversos, crises econômicas mundiais, diversas modificações da legislação de controle fiscal do Estado, sempre mantendo seu papel de garantir a boa aplicação dos recursos públicos.

    alt

    Memorial do TCE-PI
    Horário de visitação: 8h às 14h. de segunda a sexta-feira
    local: Sede do TCE – Avenida Pedro Freitas 2100 – zona sul