TCE-PI comemora aniversário de 117 anos em sessão solene

, em Destaques

alt

Autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e do Legislativo participaram da sessão solene em comemoração aos 117 anos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), na manhã desta terça-feira (30), no auditório do TCE-PI. No evento, foram homenageadas 15 personalidades com a Medalha Colar do Mérito do TCE-PI, em reconhecimento e agradecimento à contribuição em prol do controle externo.

O governador Wellington Dias, deputados federais e estaduais, secretários de Estado e representantes do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas da União, da Procuradoria Geral de Justiça do Estado e da Procuradoria Geral da República, dentre outros órgãos, prestigiaram a solenidade. O presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes, disse que data é um atestado de longevidade e também da importância da Corte de Contas para o Estado e a sociedade.

Durante o discurso, Luciano destacou a importância do TCE-PI como órgão fiscalizador e de orientação da gestão pública. “Tudo o que temos a comemorar – e há muito o que festejar -, é fruto do concurso de muitas pessoas e instituições, não se constituindo em conquistas isoladas, mas sistêmicas, numa parceria já consolidada entre esta Corte e inúmeros órgãos de controle, atuando em rede”, frisou, acrescentando que ao trabalho do Tribunal se soma hoje o apoio da fiscalização exercida pelo cidadão.

“Estamos contando também, mais recentemente, com o importante apoio do controle social, aquele exercido diretamente pelo cidadão, financiador de toda a atividade administrativa e destinatário dos serviços públicos respectivos. Percebemos claramente que já houve o despertar cívico do cidadão”, destacou. Para o presidente do TCE-PI, o trabalho dos órgãos de controle tem contribuído decisivamente para mostrar a importância da boa gestão, que prioriza a correta aplicação dos recursos públicos, com resultados efetivos para a população.

E a sociedade, segundo ele, tem visto a diferença entre os bons e os maus gestores. “O povo não aguenta mais corrupção”, afirmou. O governador Wellington Dias parabenizou o TCE-PI pelos seus 117 anos e destacou o papel do Tribunal como órgão de controle da gestão. “O papel exercido pelo TCE-PI é fundamental não apenas para punir os gestores que cometem irregularidades na aplicação dos recursos públicos, mas principalmente para corrigir eventuais falhas no exercício da função pública e, assim, melhorar e dar mais eficácia à gestão”, destacou.