A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí publicará, até o final deste mês, edital para retomada das obras do Hospital Regional, que estão paralisadas, e fará parcerias para garantir o funcionamento da Instituição.A garantia foi dada pelo secretário de Saúde, Ernani Maia, durante reunião realizada na Escola de Gestão e Controle (CGE) do Tribunal de Contas do Piauí. O encontro foi convocado pelo conselheiro substituto Delano Câmara, em razão de denúncias recebidas durante o Seminário de Controladores Sociais, realizados no município.
No encontro, também foram discutidas a abertura da Policlínica e do curso de Medicina no Campus da Universidade Federal do Piauí, em Picos, além de um Hospital Universitário. Também participaram do Encontro, o prefeito de Picos, Kleber Eulálio, a diretora do Campus da UFPI, Prof.ª Dr.ª Maria Alveni Barros, e o presidente associação Pro Brasil, Uwe Weibrecht, responsável pela Políclinica.
Uma nova reunião deve acontecer no próximo dia 7, com a presença do reitor da UFPI, José de Arimateia Lopes.
Segundo Delano Câmara,com a realização de audiências preliminares e reuniões “o Tribunal tenta garantir o funcionamento das instituições de saúde, convocando os gestores responsáveis, antes da adoção medidas mais drásticas”, explica Delano Câmara, que coordena os Seminários de Controladores, realizados em interior, também com a função de aproximar o cidadão do TCE-PI. “No caso de Picos, o objetivo é articular conversas entre os responsáveis e cobrar deles uma posição para assegurar que os cidadãos possam ter esses serviços públicos disponibilizados”, afirma.