O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) será parceiro do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) no 1º Encontro Piauiense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que será realizado nos dias 14 e 15 de setembro, das 8h às 12h, no auditório do TCE-PI. As inscrições podem ser feitas no link.
O evento visa trazer aos contadores públicos, estudantes e profissionais que trabalham na área pública e gestores as novidades inerentes às práticas contábeis nesse setor. Entre os temas relevantes estão os desafios da nova lei de licitações e a implantação do e-social nos órgãos públicos.
Será debatida também a questão das CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho), quais são os mecanismos de proteção. “São exigências que existiam no setor privado e agora passam a ser obrigação do setor público”, diz o coordenador da Comissão de Contabilidade Pública do CRC e servidor do TCE, Antonio Filho.
O Encontro vai discutir também a qualidade das contas públicas, pois, com as mudanças na legislação que trouxe a unificação dos procedimentos a todos os estados e municípios, é preciso avaliar como as contas são apresentadas, de modo que os leigos entendam como o dinheiro público é aplicado. Outro ponto é a expectativa dos municípios sobre as mudanças da reforma tributária o papel do TCE na fiscalização das contas municipais.
Dentre os palestrantes estão nomes expressivos como Cândice Lemos, Fabiano Ribeiro Soares e Manoel Mendes. Representando o Tribunal participam o auditor de controle externo Ramon Patrese, Mazerine Cruz e Antonio Filho.
Alta Peformace
Em outubro, o CRC-PI vai realizar também a 4ª Convenção de Contabilidade do Piauí, nos dias 5 e 6, no Teresina Hall, com o tema “Profissional de Alta Performance: Tecnologia, Sustentabilidade e Inovação”. Entre os palestrantes estarão Samer Agi, Leandro Karnal, Fellipe Guerra, Natália Santos, Sandra Santiago e Zulmir Breda.
Segundo a presidente do CRC-PI, Adriana da Graça, o evento tem como objetivo expor, debater e divulgar temas atuais e as tendências da área contábil, promover educação continuada aos profissionais da contabilidade, proporcionar capacitação técnica, promover ações que fomentem a ética profissional e a responsabilidade perante a sociedade.