TCE Educação reúne mais de 450 participantes da região de Picos

, em Destaques, Notícias

Cerca de 450 pessoas, entres professores, diretores, secretários municipais de educação e prefeitos, participaram do Encontro Técnico TCE Educação – Picos, realizado na última sexta-feira (01), na Câmara Municipal. O evento, organizado Escola de Gestão de Controle Conselheiro Alcides Nunes (ECG) do TCE/PI, foi considerado um sucesso é o primeiro de uma série que será realizado em todas as regiões do Piauí.

Os debates objetivam tirar dúvidas e passar orientações sobre questões corriqueiras em processos de licitação e de contratação voltados para o dia a dia das escolas, além de estimular o controle social, quando todos podem contribuir para fiscalizar a melhor forma de aplicar os recursos.

Conselheiro Kléber Eulálio

O conselheiro Kléber Eulálio destacou a nova forma de atuar do TCE/PI, que agora também está voltando seu olhar para orientações sobre procedimentos e aplicação correta dos recursos públicos, contribuindo com a gestão no momento em que ações estão ocorrendo. “Claro que o TCE/PI continua fiscalizando, analisando a julgando as contas públicas. Mas, essa nova visão permite a ação no momento presente e tem um resultado muito mais efetivo para a sociedade”, analisou.

O conselheiro substituto Jaylson Campelo, diretor da Escola de Contas do TCE/PI, também falou sobre esse novo momento do TCE/PI. Ele explicou que nem sempre o município que gasta mais com educação é o que apresenta os melhores resultados. “A gente começou a observar que municípios que gastavam mais de 40% com educação tinham resultado ínfimos. E outros, gastando bem menos, estavam se destacando com resultados realmente significativos. E o que tem relevância para a população são os índices de qualidade. É isso que queremos. Por isso vamos nos preocupar mais com qualidade e vamos cobrar melhoria da educação em todo o Piauí”, destacou.

Conselheiro substituto Jaylson Campelo

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, elogiou a iniciativa do TCE/PI em promover o Encontro Técnico TCE Educação e de implantar o aplicativo Piauí na Ponta do Lápis, que permite aos alunos, pais e professores apontarem os principais problemas existentes nas escolas. “A partir do momento que o TCE traz um programa para fortalecer a transparência e aproximar os setores nas escolas, e traz uma formação voltada para o dia a dia da educação, mostra a preocupação muito maior em contribuir com o sucesso das gestões municipais, resultando em melhores serviços para a sociedade”, avaliou.

CAPACITAÇÃO

Durante o curso, os participantes tiveram acesso a orientações relevantes para o dia a dia nas escolas. A professora doutora Rizalva Cardoso, com MBI Gestão Escolar e Direito Educacional (PUC), abordou o tema Gestão Escolar. Em seguida, a auditora de controle externo e chefe de Seção de Fiscalização e Admissão de Pessoal do TCE/PI, Carolline Leite Lima Nascimento, falou sobre “Contratação de Pessoal por Tempo Determinado”.

A professora da UESPI, Lucineide dos Santos Maria Soares, falou sobre “Controle Social na Garantia do Direito à Educação” e, para encerrar o evento, o auditor de controle externo e chefe da Unidade de Controlaria Interna do TCE/PI, Ramon Patrese Veloso e Silva, abordou o tema “Licitações e Contratos em Educação”.

As atividades fazem parte do Programa Piauí na Ponta do Lápis, implantado pelo TCE/PI este ano. O programa trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. O Encontro Técnico TCE Educação faz parte da vertente de formação.

No próximo dia 22 de novembro, será realizado Encontro Técnico TCE Educação – Parnaíba. As inscrições já estão abertas no site do Tribunal (tce.pi.gov.br).