O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou, na manhã desta sexta-feira,6, a solenidade de comemoração pela passagems dos 114 anos da Corte de Contas, a mais antiga do país. Durante o evento, 14 personalidades foram agraciadas com o Colar do Mérito do TCE. Na ocasião, também foram lançados o selo e carimbo comemorativos do aniversário do Tribunal e a Revista Científica, em sua 17ª edição.
Os agraciados com a mais alta honraria conferida pelo TCE, foram indicados pelos conselheiros e conselheiros substitutos. O presidente da OAB-PI,Willian Guimarães, falou em nome dos homenageados, destacando a história do Tribunal e sua importância para o controle externo no Piauí, zelando pelos recursos e patrimônio públicos.
O governador Wilson Martins, um dos homenageados, citou a modernização do Tribunal como um dos avanços para reforçar a atuação, já eficiente, da Corte de Contas.Além deles, também foram agraciados, o produtor agrícola Altair Domingos Fianco, o professor Antônio Cardoso do Amaral, o controlador-geral do estado, Darcy Siqueira Albuquere, o advogado José de Arimateia Dantas, criador da Frente de Combate à Corrupção, o juiz Roberto Veloso, Francisco Domingues de Menezes,os jornalistas José Luiz de Paiva Igueja, Silas Freite e Arimateia Azevedo, além dos servidores do TCE, Maria Raimunda dos Santos Ferreira, Raimundoa Silva Borges e José Inaldo Oliveira e Silva.
O lançamento do selo do TCE foi um dos destaques da solenidade. Criado pela Empresa de Correios Telégrafos, o selo traz a logomarca do TCEm construída com duas faxas, verde e amarela, cores da Bandeira do Piauí. O selo simboliza a trajetória de sucesso e representatividade da Corte de Contas, desde sua criação até os dias atuais.
As fotos de todos os homenageados e da solenidade estão disponíveis na seção “galeria”