O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) alerta que os gestores de municípios piauienses devem responder, até o próximo dia 30 de agosto, o questionário eletrônico para diagnóstico sobre a estrutura e o funcionamento do sistema de controle interno. A aplicação do questionário, encaminhado pelo Tribunal de Contas a todas as prefeituras municipais, via Cadastro de Avisos, é a primeira ação prevista no Projeto InterAgir.
O questionário deverá ser preenchido e enviado de forma digital por meio do sistema Lime Survey, cujo link foi informado no Cadastro de Avisos. Cada município deverá encaminhar apenas uma resposta. No próprio questionário constam orientações gerais para o seu preenchimento. Em caso de dúvidas, os controladores internos poderão entrar em contato com a Divisão de Apoio ao Jurisdicionado (Dajur) pelo e-mail dajur@tce.pi.gov.br, ou pelos telefones (86) 3215-3955 ou (86) 3215-3863.
Após a aplicação do questionário, serão elaborados um relatório sobre o diagnóstico do sistema de controle interno municipal no país e uma avaliação dos resultados junto com os demais TCs. A condução desta ação, inclusive a centralização das informações a nível nacional, está a cargo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC).
O Projeto “InterAgir” integra o Plano de Gestão 2020-2021 da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que prevê a execução de atividades voltadas ao fortalecimento do sistema de controle interno dos municípios brasileiros. O objetivo é contribuir para a melhoria da gestão municipal e para o aumento da efetividade das ações de controle externo. O projeto prevê, ainda, o fortalecimento do sistema de controle interno dos municípios brasileiros e o monitoramento da arrecadação de receitas e execução de despesas, por meio da disponibilização tempestiva de informações qualificadas.