Em nome do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), o diretor de Fiscalização de Políticas Públicas, auditor Gilson Araújo, apresentou as ações do projeto Primeira Infância na Conta Certa para consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) durante reunião do Comitê Gestor do Pacto pelas Crianças do Piauí, que aconteceu nessa quinta-feira (8) na sede da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).
O gerente executivo de Projetos da Fundação, Alexis Vargas, esteve em Teresina para conhecer as iniciativas relacionadas à primeira infância no Piauí. A FGV, em parceria com a Ara Educação e a Fundação Van Leer, está desenvolvendo projetos com essa temática no estado.
Entre o escopo de desenvolvimento está a proposta de criação de um Centro de Referência em Primeira Infância e uma Escola de Gestão em Primeira Infância. Para essa última, está previsto um primeiro curso presencial, destinado a lideranças estaduais, que ocorrerá na semana de 16 a 20 de setembro, na Escola de Contas do TCE-PI.
Para o diretor Gilson Araújo, “a iniciativa é relevante para fomentar as capacidades estatais dos agentes públicos do Governo do Estado e dos municípios piauienses, o que se relaciona com os achados das auditorias operacionais realizadas pelas divisões da Diretoria de Fiscalização de Políticas Públicas no âmbito do ‘Primeira Infância na Conta Certa’”, pontuou.
O ‘Primeira Infância na Conta Certa’ é um projeto pioneiro desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí, em parceria com Unicef, que visa avaliar os Planos Municipais da Primeira Infância dos municípios piauienses, além de auxiliar aqueles municípios que não elaboraram seus planos.
Fotos: Alysson Dinis