TCE-PI celebra Dia da Mulher com sessão de cinema e roda de conversa

, em Destaques, Notícias

Nesta sexta-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) promoveu uma manhã de filme com as servidoras, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado do último sábado (8). Foi exibido o filme “Que Horas Ela Volta?” e realizado uma roda de conversa sobre o papel da mulher na sociedade.

O debate contou com presença do Auditor de Controle Externo do TCE-PI e membro do grupo Gestor do Cineclube THE Eduardo Silva, e de João Batista Moura Neto, Bacharel em Direito e Especialista em Filosofia do Direito e Direitos Humanos. A Consultora de Gabinete Conselheiro Substituto, Manuela Castro, foi a responsável por mediar a roda de conversa. Durante a roda de conversa, João Bastista afirmou que “o longa-metragem escancara a hierarquia social enraizada na cultura brasileira. Val representa a empregada submissa, que aceita seu papel sem questionar. Já Jéssica se recusa a ocupar essa posição, exigindo o mesmo tratamento que os patrões, o que gera desconforto e revela o elitismo velado da família”.

A estagiária do curso de Ciência da Computação, Ellem Almeida, destacou que a iniciativa do TCE-PI foi muito importante e contribuiu para entender questões social no Brasil. “O filme aborda a jornada de trabalho da mulher negra e nordestina, que abre mão de cuidar da própria filha para ter condições de oferecer uma vida razoável a ela, enquanto cuida do filho dos patrões. E nos faz refletir sobre a realidade das mulheres e mães brasileiras”. 

Filme Que Horas Ela Volta?

O filme Que Horas Ela Volta? (2015), dirigido por Anna Muylaert, é uma reflexão sobre as desigualdades sociais e a dinâmica de classe no Brasil. A história acompanha Val (Regina Casé), uma empregada doméstica que trabalha para uma família de classe alta em São Paulo. Sua vida se complica quando sua filha, Jéssica (Camila Márdila), vem do Nordeste para prestar vestibular e desafia as barreiras invisíveis entre patrões e empregados.

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março, não é apenas uma data comemorativa, mas um símbolo da luta histórica das mulheres por direitos, equidade e respeito. Essa data tem suas raízes em movimentos trabalhistas e feministas do final do século XIX e início do século XX, quando mulheres começaram a se mobilizar para reivindicar melhores condições de trabalho, direito ao voto e igualdade de oportunidades.

Apesar das inúmeras conquistas ao longo das décadas, a luta por igualdade de gênero ainda é um desafio global. Mulheres continuam enfrentando desigualdade salarial, barreiras no mercado de trabalho, sub-representação em cargos de liderança, além de altos índices de violência de gênero.

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.