Membros da Comissão COVID do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) visitaram nessa segunda-feira (08) o Hospital Municipal Dr. Mariano Castelo Branco, localizado no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. As auditoras de Controle Externo que compõem a Comissão, Geysa Elane (coordenadora) e Rafaella Luz, foram recebidas pela diretora da unidade, Ana Cleia, além de membros do setor COVID do hospital.
Todo o hospital foi percorrido pelas auditoras, que verificaram as adaptações que a unidade teve que fazer para receber 31 leitos clínicos destinados a pacientes acometidos com síndromes gripais, incluindo o recebimento de equipe multiprofissional e de insumos de outros hospitais da rede municipal, como ventiladores mecânicos, monitores, macas, dentre outros.
O Hospital Municipal Dr. Mariano Castelo Branco é referência na zona Norte da capital e responde pela cobertura de atendimento a certa de 50 mil munícipes que vivem na região. O hospital passou a contar com leitos COVID-19 no início deste ano, pela transferência de leitos clínicos provenientes do Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi, que encerrou suas atividades recentemente. Os leitos clínicos estão aptos a receber pacientes com casos leves a moderados de síndromes gripais que chegam através da urgência (porta aberta) ou através da Central de Regulação Municipal de Teresina.
A Comissão criada pelo Tribunal de Contas para análise concomitante da aplicação dos recursos públicos destinados ao combate ao novo coronavírus, criada em 14 de abril de 2020 pela portaria nº 190/2020, é formada por diversos auditores de Controle Externo de diferentes setores, permitindo uma visão mais ampla do acompanhamento dos gastos, tendo alcançado importantes resultados na proteção ao erário.