Na manhã desta segunda-feira (21), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) homenageou 18 personalidades da administração pública com a Medalha Colar do Mérito Conselheiro Jesualdo Cavalcanti. O evento faz parte das festividades dos 124 anos da Corte de Contas Piauiense.
A solenidade aconteceu no Plenário desta Corte de Contas e foi prestigiada por autoridades, como o Governador em exercício do Estado do Piauí, Themístocles Filho; o Procurador Geral de Justiça, Cleando Moura; o deputado estadual Fábio Novo, representado a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI); o advogado Welson Oliveira representado a OAB-PI; o conselheiro do TCE-RS, Estilac Xavier, além dos membros que compõem o Tribunal.
O presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, fez a abertura da solenidade e logo em seguida, a conselheira Lilian Martins discursou em nome dos membros. “Esta valorosa instituição carregada de 124 anos, com muitos serviços prestados ao povo piauiense, vem reconhecer hoje o grande valor das personalidades homenageadas com o Colar do Mérito Conselheiro Jesualdo Cavalcanti. É necessário lembrar que cada homenageado se destaca de forma singular na sua área de atuação”, destacou.
O Colar do Mérito do TCE-PI foi instituído em junho de 2003, mas recebeu o nome Conselheiro Jesualdo Cavalcanti através da Resolução Nº 07/2019, de 28 de fevereiro de 2019, em homenagem ao ex-conselheiro. A honraria é concedida à personalidades em razão dos relevantes serviços prestados à administração pública e ao controle externo.
Este ano, foram condecorados com a Medalha Colar do Mérito Áurea Emília Bezerra Madruga, Charles Carvalho Camilo da Silveira, Cláudia Brandão de Oliveira, Fábio Nuñez Novo, Flávia Gomes Cordeiro, Gilson Soares de Araújo, Hamifrancy Brito Meneses, Hélbert Maciel, Luís Emílio Xavier dos Passos, Mônica Mendes da Rocha, Niède Guidon, Olavo Rebêlo de Carvalho Filho, Reginaldo Moura de Carvalho, Themístocles de S. Pereira Filho, Yala Sena, Zózimo Tavares Mendes. Foram agraciados também, com o Colar do Mérito referente ao exercício de 2022: Liana do Rêgo Motta Veloso e Manoel Edilson Cardoso.
A jornalista Cláudia Brandão discursou em nome dos homenageados. “Cada um de nós que fomos condecorados com esta medalha, tem se empenhado ao longo da vida, a dedicar o melhor da sua capacidade pelo bem do Piauí, e acima de tudo, pelo bem dessas pessoas que vivem nesta terra batizada de filha do sol do Equador. Quando se trabalha por vocação e por amor, não se mede a contagem das horas e nem se fica esperando por reconhecimento, mas também não se pode negar que o reconhecimento prestado hoje pelo TCE-PI, faz o nosso coração transbordar de contentamento”, destacou.
A solenidade desta segunda-feira (21) deu início à programação de aniversário da Corte de Contas do Piauí. Acesse nosso canal do YouTube e confira na íntegra a transmissão do evento.