TCE-PI destaca parcerias para qualificação técnica em Encontro dos Vereadores do Piauí 2025

O Encontro de Vereadores do Piauí 2025, que está acontecendo no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e em salas da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), nesta quinta-feira, dia 24, está reunindo cerca de 600 representantes de praticamente todos os municípios do Piauí. Organizado pela União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí (AVEP) com a participação da EGC, o evento está discutindo o papel do vereador e a sua importância no contexto politico atual a partir da disseminação do conhecimento de que ele é o agente mais próximo da população, sendo responsável por ouvir as demandas e buscar as formas de atendimento para elas.

O presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, colocou a Corte de Contas à disposição dos vereadores para a oferta de cursos, oficinas e seminários que possam prepará-los ainda mais para o exercício do seu papel de legislar, de reivindicar e de fiscalizar. “Nós estamos à disposição das Câmaras Municipais para irmos aos municípios preparar os fiscais da administração pública. Eles vão nos ajudar a exercer o controle externo das gestões”, afirmou.

Abrindo o evento, o presidente da AVEP Rodrigo Rocha disse, após apresentar um vídeo sobre os seus primeiros cem dias de gestão, que é sua intenção ampliar as parcerias com o TCE para que o vereador tenha mais conhecimento para exercer o seu mandato em favor da população. O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, revelou que está filiando a instituição à AVEP por acreditar que é o vereador o político que está mais próximo da população e que a entidade está cumprindo e vai cumprir ainda mais o seu papel agregador. “A eleição do Executivo é majoritária, mas a do vereador é proporcional porque ele representa os diversos segmentos e parcelas da população”, pontuou.

O presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), Rogério Rodrigues, parabenizou o TCE-PI pela parceria com os vereadores e afirmou que isso é a prova real da qualificação, atitude que não encontrrou em outros tribunais estaduais. “O vereador é o maior político do Brasil, mas os deputados e outros políticos mais graduados só enxergam os prefeitos, não vêem os vereadores que é quem realmente vota”, afirmou, para cobrar que o mesmo pacto feito pelo Governo Federal com os prefeitos seja feito com as Câmaras Municipais no âmbito do desenvolvimento sustentável.

Prosseguindo, a diretora de conteúdo do Portal R10, Elaine Amorin, fez uma breve apresentação do seu empreendimento ressaltando a intensa parceria com o municipalismo. A diretora da AVEP Mulher, Cleidimar Tavares, falou sobre o papel da mulher na politica e o quanto ela ainda é sub-representada. “Ainda existem vários municípios no Piauí que não têm sequer uma mulher na câmara. Mas, nós estamos conquistando espaços de poder. Somos mulheres guerreiras”, acentuou.

O auditor de Controle Externo, Inaldo Oliveira, diretor de Fiscalização de Pessoal e Previdência do TCE-PI, proferiu a primeira palestra sobre “O papel do vereador na Gestão Pública”, seguido pelo auditor de Controle Externo, Ramon Patrese, falando sobre “Governança nas contratações públicas: a responsabilidade da alta administração na otimização dos processos licitatórios”. Mais uma palestras sobre “O papel do vereador na fiscalização do orçamento municipal” foi ministrada por Eliseu Júnior, técnico da Secretaria de Planejamento.

O evento prossegue à tarde com a palestra “Marketing pessoal estratégico para um maior reconhecimento profissional”, com Nicolle Araújo, e “Os novos desafios do mandato de vereador”, com o presidente da Abracam, vereador Rogério Rodrigues. Para encerrar serão tratados temas como “Vereador como agente de transformação” e “Contratações públicas e uso da tecnologia”, ministradas por Elvis Diones e Lucas Abreu, respectivamente.