Na manhã desta quinta-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) fez a entrega do Colar do Mérito do TCE-PI “Conselheiro Jesualdo Cavalcanti” à arqueóloga e pesquisadora Niède Guidon. A homenagem ocorreu em solenidade na casa da renomada arqueóloga, em São Raimundo Nonato, município onde será realizada a 6ª Jornada do Conhecimento, a partir da tarde desta quinta. A entrega foi feita pela conselheira Flora Izabel, que estava representando a Corte de Contas piauiense.
A conselheira explicou que o Colar do Mérito do TCE-PI é uma forma de reconhecer e agradecer a contribuição dos homenageados ao Tribunal e ao Piauí. “O Estado do Piauí tem e sempre terá uma dívida eterna com a Professora Niède, não só pelos grandiosos estudos acerca do processo de povoamento das Américas, mas, também, pela incansável luta pela preservação do Parque Nacional Serra da Capivara”, disse.
Normalmente, a medalha é entregue em agosto, durante as festividades de aniversário do TCE-PI. A homenagem à Niéde Guidon foi proposta pelo Plenário da Corte de Contas, em 2023, mas, por motivos de saúde e mobilidade, a Professora Doutora não pôde comparecer à solenidade em Teresina.
A Professora Doutora Niède Guidon nasceu no dia 12 de março de 1933 na cidade de Jaú, São Paulo. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico, Niède Guidon é conhecida mundialmente pela defesa de sua hipótese sobre o processo de povoamento das Américas e por sua luta pela preservação do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.
“Vocês me deram essa honraria, mas simplesmente fiz o meu dever. Aquilo que vim para cá fazer, e conseguimos fazer com ajuda da população local. Vendo a importância disso, que foi reconhecida pela Unesco e pelo Governo Francês, nós então conseguimos criar os dois museus, trazendo assim mais desenvolvimento para a região”, destacou a pesquisadora.
Coordenador da Escola de Contas de Gestão e Controle Alcides Nunes (EGC), o professor Bernardo Sá destacou a importância da professora Doutora Niède Guidon para o Piauí. “A medalha entregue hoje mostra a gratidão que o povo piauiense tem pelo conhecimento que a professora Doutora Niède Guidon produziu para todo mundo, especificamente, para a comunidade científica. Estamos todos gratos pelas pesquisas realizadas aqui em São Raimundo, que trouxeram muitos impactos positivos”, pontuou.
A solenidade contou com a participação da diretora executiva da Escola de Contas, Valéria Leal; dos coordenadores Francisco Mendes e Bernardo Sá, além da equipe técnica do Tribunal.
O Colar do Mérito do TCE-PI foi instituído em junho de 2003, mas recebeu o nome Conselheiro Jesualdo Cavalcanti através da Resolução Nº 07/2019, de 28 de fevereiro de 2019, em homenagem ao ex-conselheiro. A honraria é concedida à personalidades em razão dos relevantes serviços prestados à administração pública e ao controle externo.