O Presidente do Tribunal de Contas do Piauí, Conselheiro Olavo Rebelo, esteve presente hoje, 26, na abertura do Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. O evento ocorreu no auditório na sede do Ministério Público Federal/Procuradoria da República no Piauí, em Teresina.
O curso, que será ministrado entre os dias 26 e 29 de setembro, contará com a participação e organização da Rede de controle da Gestão Pública no Piauí e será ofertado pelo Tribunal de Contas da União por meio do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD). Esse Programa surgiu em cumprimento à meta nº 25 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), iniciativa do Ministério da Justiça. Seu objetivo é criar um plano integrado de capacitação e o treinamento de agentes públicos que deverão orientar a sociedade como um todo sobre o tema, buscando a otimização dos recursos públicos e disseminando uma cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil.
A palestra inicial do curso foi ministrada pelo Chefe do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional do Ministério da Justiça, Luiz Roberto Ungaretti que é Doutor em Processo Penal e Mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
Também estiveram presentes na abertura e participarão do curso, o Diretor de Gestão de Informações Estratégicas e Combate à Corrupção – DGECOR, José Inaldo de Oliveira e Silva, o Procurador Geral de Contas do TCE-PI, Plínio Valente Ramos Neto e os Procuradores Márcio André Madeira de Vasconcelos e Raíssa Maria Resende de Deus Barbosa, além dos servidores Dasaev Ribeiro dos Santos, Alan Castelo Branco Magalhães, Letícia Elvas Bohn Araújo, Joel Coelho Ferreira Portela, João Luiz de Oliveira Júnior e Luis Batista de Sousa Júnior.