A conselheira Lilian Martins e os auditores Zilma Félix e Yuri Cavalcante participaram durante os dias 4 e 5 de março do Fórum Nacional de Auditora, realizado em Brasília. O Fórum é uma iniciativa do Instituto Rui Barbosa para capacitar os servidores dos Tribunais de Contas de todo o Brasil na utilização das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) nos seus trabalhos de fiscalização.
Nesta 1ª edição de 2020 estão sendo focalizadas as Auditorias Operacionais – instrumento utilizado pelos Tribunais de Contas – e o Processo Estruturado – instrumento utilizado pelo Ministério Público. Os conselheiros Edilberto Pontes (TCE-CE) e Inaldo Paixão (TCE-BA), foram os expositores da manhã. Abordaram, respectivamente, sobre “Os desafios do Controle no século XXI e auditoria operacional” e “Apresentação do nível 3-NBASP; NBASP 3000 Requisitos de Auditoria”.
As NBASP estão alinhadas com as normas internacionais de auditoria, emitidas pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras
Superiores (INTOSAI), com as adaptações necessárias para convergir com o marco normativo brasileiro. São normas profissionais essenciais para a credibilidade, qualidade e o profissionalismo da auditoria do setor público, além de promover auditorias independentes e eficazes (NBASP 400/1).