O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio do Projeto SER TCE Mulher, promove ações em alusão à campanha “Agosto Lilás”, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
Entre as iniciativas está a divulgação do violentômetro e de um material informativo produzido pelo Tribunal. Criado no México há 16 anos e já adotado em diversos países, o violentômetro apresenta uma escala que vai desde formas mais sutis de agressão até os casos mais graves, ajudando meninas e mulheres a reconhecerem situações abusivas e a buscarem proteção.
A escala contempla violências verbal e emocional (como piadas ofensivas, ciúmes excessivos, humilhações e controle); psicológica e patrimonial (manipulação, ameaças, destruição de objetos, retenção de documentos); física e sexual (agressões, coerção e estupro); além do feminicídio, o ponto mais extremo e irreversível da violência.
O material informativo, desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e pela Diretoria de Fiscalização de Políticas Públicas (DFPP), reúne orientações sobre os diferentes tipos de violência, as legislações de proteção às mulheres e os canais de denúncia disponíveis.